LoL: A nova build da Senna – Campeões pelo Mundo

A atualização dos Itens jogáveis trouxe ao League of Legends novas possibilidades na construção de builds para os personagens, possibilitando também que novas estratégias cheguem ao Rift. No ramo competitivo, observamos o tamanho do impacto que a Temporada 11 atribuiu às partidas, oferecendo novas funções à alguns Campeões graças ao novo sistema de atributos disponíveis dentro do jogo. Dentro dessa perspectiva, vemos a campeã Senna, uma atiradora que passou por uma grande adaptação em relação a nova loja e agora a exerce uma ocupação diferente daquela que era atribuída antigamente.

Entenda a nova build da Senna atiradora.

Senna antes da Temporada 11

Antes mesmo de seu lançamento Senna já era bem popular entre a comunidade, por conta de sua relação com a história de League e por ser um Campeão Suporte com características de Atirador. Pouco tempo depois da sua entrada no competitivo, ela se afirmou como uma carregadora por conta da sua passiva Absolvição que aprimora seu Dano de Ataque, Alcance de Ataque e Chance de Acerto Crítico a cada alma coletada. Para Senna, o papel como causadora de dano vai um pouco além desta função, já que seu kit de habilidades oferece também bastante utilidade para a equipe, com cura, escudo e controles de grupo como enraizamento- conceitos extremamente necessários em uma partida competitiva. Logo, a personagem passou a cumprir importantes funções em apenas uma escolha e se tornou uma das principais Campeãs durante o ano de 2020.

Antes da atualização da loja e a chegada dos novos Itens, os jogadores de Senna utilizavam a personagem dentro de composições onde tinham espaço para crescer ao longo do tempo, coletando almas e aprimorando seus equipamentos para trazer uma fortíssima fonte de dano em torno dos 25 para 30 minutos. A princípio, os profissionais ao redor do mundo faziam com que o suporte ao lado de Senna abatesse as tropas inimigas já que impedir a personagem de abatê-las gerava um número maior de almas para sua coleta, e essa estratégia ficou muito famosa com o uso de suporte que seguram bastante dano inimigo, como Maokai e Tahm Kench; logo após, ao meio da temporada, a build da campeã sofreu grandes mudanças e passou a construir Itens de Vida e Resistência; mas ao final do ano permaneceu uma mescla entre essas duas situações com Senna voltando a posição de farming (abate de tropas).

A evolução da build da Senna em 2020. No começo do ano durante a LEC, Caps usou o Aprimoramento Glacial, itemizando o item de suporte e deixando o farm para seu suporte; no MSC (Mid-Season Cup), Deft trouxe a Senna com build tank com Malho Congelado de Item principal e Aperto dos Mortos-Vivos como runa, ainda sem farmar; ao final do ano no Mundial, JackeyLove voltou a trazer Senna de Aprimoramento mas com Muramana e sem item de suporte, pegando um pouco de cada atributo usado nos outros momentos da temporada. (reprodução: gol.gg)

Senna durante a Temporada 11

Apesar de cheia de ferramentas, a escolha de Senna partindo das construções de Itens citadas deixava alguns furos que precisavam ser preenchidos, como por exemplo a baixa Velocidade de Ataque que consequentemente levava a personagem a não realizar objetivos, como Torres e Dragões, com rapidez e facilidade, além da dificuldade em derrubar a vida de Campeões tanques. Essas são características naturais da Campeã que acabavam por, em muitas vezes, entregar o tipo de composição que o time que havia a escolhido pretendia apresentar.

Porém essa consequência virou totalmente a favor da Redentora com a descoberta de que os novos itens poderiam encaixar perfeitamente em sua build sem que suas principais funcionalidades – a utilidade e o scaling – sofressem grandes alterações. Agora, os profissionais utilizam Mata-Cráquens e Lâmina da Fúria de Guinsoo, escolhas focadas em Velocidade e Dano de Ataque que ganharam um valo imenso sendo utilizadas ao lado da Runa Aprimoramento Glacial, contando também com a mudança no patch 11.2 que passou a ativar o efeito passivo do Cráquens com a habilidade Q de Senna.

Resultado de imagem para Senna LoL
Com a nova atualização nos Itens da loja, os jogadores profissionais passaram a construir Velocidade de Ataque para Senna. (reprodução: League of Legends/ Riot Games)

Utilização prática da Senna com a nova itemização

  • A cada alma coletada, Senna acumula 0,75 de Dano de Ataque; a cada 20, ela acumula 25 de Alcance de Ataque e 10% de Chance de Acerto Crítico. Por essas propriedades, a Campeã se torna o maior potencial de Alcance de todo o jogo, já que quanto mais almas coletadas maior é a distância na qual Senna pode atacar seus inimigos. Com 80 almas, Senna acumula 40% de Chance de Ataque Crítico, que chega a 100% com os outros 60% dos Itens principais de sua nova build (Mata-Cráquens, Guinsoo e Canhão). Isso faz com que a Campeã alcance +220 de no Ataque Básico retornado por esse Dano Crítico e +500 no terceiro ataque do Mata-Cráquens;
  • Utilizando seu range (distância máxima para disparar Ataques Básicos) incrivelmente alto + a Runa Aprimoramento Glacial, Senna consegue reduzir de 30 a 40% a Velocidade de Movimento dos adversários por até 2s em uma janela de 7 a 4s de espera, atacando de uma posição segura e distante. A distância atribuída pelo Item Canhão Fumegante também melhora bastante essa condição;
  • A cada Ataque Básico dado por Senna, a recarga de sua habilidade Q-Escuridão Perfurante diminui em um segundo. Ou seja, aumentar sua Velocidade de Ataque significa aumentar sua constância de Ataques e diminuir o tempo que sua habilidade de cura fica inativa. Com Mata-Cráquens + Guinsoo, um combo bastante utilizado pelos profissionais é a alternância entre Ataque Básico-Q-Ataque Básico;
  • Trocando os Itens de Dano de Ataque bruto como Muramana para Mata-Cráquens e Guinsoo, Senna habilita de uma forma mais eficiente seus atributos das almas coletadas, ganhando mais Velocidade de Ataque para disparar lentidão e Dano Crítico. Na soma geral nos Itens, Senna ganha +150 de Dano de Ataque por conta da sua Passiva e +300 no terceiro Ataque do Mata-Cráquens e da Guinsoo, que dobra o Efeito de Contato ao terceiro Ataque também, que anula sua Chance de Acerto Crítico e o converte em Dano de Ataque ao contato. Isso significa que a Senna de Aprimoramento Glacial + itemização voltada para a Velocidade de Ataque se torna uma metralhadora que ataca de longa distância e oferece bastante lentidão aos inimigos, uma interação bastante utilitária ao seu kit de habilidades;
  • Durante a fase de rotas, Senna é um campeão bem versátil e pode tanto absorver pressão quanto impor. Essa nova build facilita sua jogabilidade contra outros atiradores que se favorecem de Velocidade Ataque, abusando de seu range longo e fazendo suas trocas serem bastante efetivas, além de chegar em seu pico de poder mais rápido por conta da melhora na facilidade em coletar almas.
Dentre os jogadores profissionais que usam da nova build da Senna na Temporada 11, destacam-se MAZURR, da Liga Nacional da República Tchequa (Hitpoint Masters), pbO, do CBLOL e Honey da Liga Japonesa (League of Legends Japan League) com ótimos resultados com a campeã. (reprodução: gol.gg)

De maneira prática, a utilização desse conjunto de atribuições extrai um poder enorme da Campeã, habilitando suas características favoráveis e desabilitando boa parte de suas limitações na posição de atiradora.

Siga o Baserush no Instagram e no Twitter e fique por dentro de tudo sobre o CBLOL e o mundo dos Esports. Também estamos na Twitch!