LoL: Gragas, o Badernista – Campeões pelo Mundo

gragas

A nova temporada de jogos competitivos começou, e assim o mundo todo pôde observar as escolhas e prioridades entre os mais de 100 campeões de League of Legends. Gragas, o Badernista, foi definitivamente uma das escolhas mais impactantes ao longo dessas 2 semanas.

Após passar por um buff ainda no final do ano passado, Gragas, conhecido por sua jogabilidade na selva, foi afirmado como uma escolha com potencial e expandiu sua aparição para mais duas lanes: topo e suporte.

Entendendo a força do personagem para as partidas profissionais, o Baserush ilustra o motivo de Gragas estar com 36.6% de presença e uma taxa de vitória altíssima com 66.7%, utilizando dados do site gol.gg do dia 22 de janeiro.

O benefício da escolha

A princípio, o campeão havia sido buffado para facilitar o desempenho em sua rota principal, a selva, focando em diminuir o tempo de limpeza dos acampamentos; entretanto, além de melhorar essa função a mudança também auxiliou na rotação do personagem para outras rotas, como o topo e o bot, na posição de suporte.

Gragas Gragas Gragas Gragas | Liga dos lendários, League of legends, Wallpaper
Gragas, o Baderneiro, vem sendo uma escolha impactante ao redor do mundo. (Reprodução: League of Legends/Riot Games)

Dessa forma, a análise do campeão foi feita de acordo com a sua presença nessas três rotas, a começar pelo topo.

Gragas como topo

Sabemos que a rota do topo é difícil de lidar, pois em muitas das vezes os jogadores que atuam por lá precisam abrir mãos de seus recursos para o benefício do outro lado do time.

É a partir dessa situação que surgem os conceitos de strong e weak side, ou seja, o lado mais forte e o mais fraco do mapa, sendo o primeiro aquele onde o caçador está presente. Essas duas noções nomeiam a rota de baixo e a rota de cima de acordo com a posição de seu aliado da selva.

Quando o top laner se torna o lado fraco, é muito provável que a equipe inimiga tente negar seus recursos, com dives (abates embaixo da torre), ganks ou até mesmo apenas a possibilidade dessas ações acontecerem. E aí entra a força de Gragas nessa rota, já que o campeão possui habilidades de escape em todas as suas habilidades, que vão de lentidão a avanços no terreno. Após o buff do patch 10.25, o Badernista cura agora 8% da vida máxima na sua habilidade passiva P-Happy Hour, fazendo com que seja ainda mais difícil abatê-lo.

Assim, o caçador aliado pode jogar pela parte de baixo do mapa, habilitar seu atirador, conquistar dragões e campos adversários sem se preocupar com seu topo, já que Gragas provavelmente vai conseguir se sair bem de uma tentativa de abate. Nas principais ligas do mundo (LPL, LCK e LCS) e também no CBLOL, o campeão possui 29.2% de presença na rota, contando escolhas+banimentos, com uma incrível taxa de vitória de 70% em um total de 30 partidas jogadas.

Dados de Gragas ao redor do mundo como top laner. (Reprodução: Gol.GG)

Gragas como suporte

Gragas pode ser considerado tanto um campeão de engage (iniciação) como um campeão de desengage (sair da iniciação inimiga) graças ao seu kit de habilidades extremamente flexível. Como resultado, desempenha uma belíssima função como suporte, sendo um gatilho necessário para começar jogadas favoráveis ou recuar de jogadas desfavoráveis.

Com a possibilidade de usar as habilidades Flash (Feitiço de Invocador) + E-Barrigada, Gragas utiliza um combo quase que instantaneamente e pode gerar um abate importante sem que o adversário tenha tempo de reação. Além disso, pode utilizar seu R-Barril Explosivo para reposicionar seus inimigos e virar a situação a seu favor.

No competitivo, os suportes costumam andar com seus caçadores e tirarem vantagem para seu time. Com Gragas e suas habilidades de controle de grupo, a rotação se torna ainda mais produtiva, apesar da lentidão natural do personagem. Ainda assim, existe também a vantagem de escolher o campeão como um pick flex, isso é, uma escolha que até o final na Fase de Escolhas e Banimentos pode ir para outras rotas, uma situação bastante comum e vantajosa nos campeonatos.

Seguindo a taxa de vitórias positiva, nessa posição o Badernista possui 63.2% em 19 partidas jogadas, mais uma presença de 24.5%.

Dados de Gragas ao redor do mundo como suporte. (Reprodução: Gol.GG)

Considerações Finais

Gragas ainda não foi escolhido na posição de caçador, sua rota inicial, nessas primeiras 2 semanas de competição ao redor do mundo, podendo significar que a mudança feita em suas habilidades, ao contrário do que foi planejado pela Riot Games, acabou favorecendo muito mais suas escolhas como topo e como suporte. Sua função como uma escolha flexível configura o campeão como uma das principais preferências entre os jogadores profissionais.

Com a chegada do patch 11.2, essa prioridade pode sofrer mudanças, pois alguns itens, inclusive aqueles escolhidos para o personagem, foram alterados, dando espaço para outros personagens aparecerem mais fortes. Mas até esse impacto chegar, ainda veremos grandes jogadas protagonizadas por Gragas, o Badernista, pelo mundo.

Siga o Baserush no Instagram e no Twitter e fique por dentro de tudo sobre o CBLOL e o mundo dos Esports. Também estamos na Twitch!