Games: Fortnite é retirado da App Store e Google Play
Hoje mais cedo, foi visto que na versão iOS de Fortnite os jogadores poderiam fazer pagamentos diretamente pelo aplicativo, burlando a forma de pagamento pela Appstore – o que vai contra os termos de uso da Apple. O fato fez com que a gigante norte-americana removesse o battle royale de seu catálogo de jogos; mais tarde, o mesmo aconteceu na plataforma Google Play, loja de aplicativos do sistema operacional Android.
Wow. Epic outright promoting direct in-app payment around iOS store but in iOS apps
And users collect 100% of the savings. No monetary benefit to Epic.
Note: McDonalds, Starbucks, et al are ‘allowed’ to do this today – but not gaming/media coshttps://t.co/kpDcjKZ3v3 pic.twitter.com/6SSlZpYU5v
— Matthew Ball (@ballmatthew) August 13, 2020
O acontecimento acabou causando uma reação negativa por parte da Epic, que acabou por começar um processo contra a Apple por remover o jogo da Appstore. O próprio perfil oficial do jogo postou toda a documentação do processo.
Epic Games has filed legal papers in response to Apple, read more here: https://t.co/c4sgvxQUvb
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020
Um pouco antes disso, o perfil do jogo no twitter divulgou o acontecimento de um evento nesta tarde: o Nineteen Eighty-Fortnite. O evento em si é uma paródia de um antigo comercial da Apple sobre o Macintosh de 1984, no qual termina com o texto:
“A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple está bloqueando o Fortnite em um bilhão de dispositivos. Lute com a gente para que 2020 não vire “1984”
BREAKING: Epic has filed suit against Google as well pic.twitter.com/ldlTVpkUso
— Rod Breslau (@Slasher) August 14, 2020
Escrevo sobre o PBE e sobre o desenvolvimento de jogos