LoL: Quem é Don Arts, o novo jungle da LOUD?

don arts

Com o início dos rumores da mais nova equipe do CBLoL, a LOUD, uma grande interrogação surgiu no nome da jungle. Afinal de contas, Don Arts não é um jogador famoso na Europa, e seus maiores lampejos individuais, juntamente de sua carreira inteira, foram jogando no Tier 2 europeu.

O caçador teve seu início de carreira disputando campeonatos independentes, organizados por empresas de campeonatos como a ESL. Após a entrada na BIG, em maio de 2018, o alemão começou a disputar campeonatos de maior relevância e conquistar seu espaço no cenário.

No Tier 2 europeu, o campeonato de maior alvo é a European Masters. Desde a entrada das franquias na LEC, a segunda divisão europeia deixou de ser a Challenger Series, que se assemelhava ao Circuito Desafiante aqui no Brasil, e começou a funcionar com ligas regionais nos países do continente, onde as equipes se classificam para a European Masters.

don arts
Don Arts é o novo jungle da LOUD (Foto: Divulgação/LOUD)

Este pico da competição, do cenário que muitas vezes é a transição do cenário amador para o profissional na Europa, Don Arts alcançou. Em 2019, após ser vice-campeão de sua liga regional, conseguiu uma vaga na European Masters como último seed, por conta do play-in do campeonato que funciona como uma “segunda chance”, para aqueles que amarguraram o vice-campeonato regional.

No play-in, a BIG enfrentou outros times vice-campeões e conseguiu, juntamente da Rogue EC e Excel UK, a classificação para a European Masters. A equipe de Don Arts terminou em primeiro de seu grupo e conseguiu a classificação para os playoffs.

No mata-mata, venceu a LDLC, mousesports e, na final, a Vodafone Giants, consagrando-se campeão do torneio. Você pode conferir as partidas da final aqui.

don arts
Don Arts conquistou a European Masters pela BIG (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda em 2019, a BIG conquistou ESL Meisterschaft, campeonato que Don Arts já havia conquistado uma vez em 2017, quando atuava pela EURONICS Gaming

Em 2020, o caçador não conseguiu atingir resultados expressivos. Não conseguiu classificação para a European Masters, nem mesmo posições agradáveis nos campeonatos disputados.

Don Arts chega ao Brasil após uma fase abaixo, ao menos em questão de resultados, em sua carreira. Apesar disso, o alemão já conseguiu provar ter alto nível competitivo e capacidade de ser campeão.

Resta somente saber se Don Arts consegue retomar suas performances e atingir os resultados de 2019. Na LOUD, o jogador deve buscar sua redenção.