“Queria um ambiente amigável”, Aspas sobre escolher Leviatán

A poucas semanas do início do calendário 2024 de VALORANT com o VCT Americas Kickoff, o Baserush fez uma entrevista exclusiva com aspas, duelista da Leviatán.

Após quase dois anos defendendo a LOUD, o campeão mundial saiu na última janela de transferência após o Champions 2023, onde a LOUD ficou em terceiro lugar no mundial.

Baserush: Depois de dois anos de muito sucesso e muita disputa na janela de transferências, aspas agora é da Leviatán. Entre as opções e oportunidades que surgiram, o que fez você cravar a sua escolha na LEV?

Aspas: O que fez eu escolher a Leviatán é algo que eu já até falei antes, foi o fato que eu queria um time que eu pudesse ser campeão mundial de novo e, então, eu basicamente escolhi um time que eu pudesse ganhar e também uma coisa que pesou bastante foi que eu queria um ambiente amigável, um bom ambiente.

B: E, como está sendo jogar com um novo core, novo ambiente, novos colegas de equipe, uma nova língua para se comunicar, as vezes até estilos de jogo diferentes, como está sendo essa adaptação? Está sendo difícil? Está sendo mais fácil do que você imaginava?

A: Está sendo uma nova jornada, como se eu tivesse aberto uma nova porta na minha vida, e eu achei muito legal porque é um novo desafio, agora eu estou comunicando em outra lingua, uma lingua em que eu já vinha aprendendo e agora estou podendo jogar falando ela, está sendo uma experiencia totalmente nova, porque agora eu estou com um novo time e estou comunicando em uma lingua nova, jogando com outros players, então tá sendo uma coisa totalmente nova para mim.

B: Você comentou com o jogar com novos players, agora pouco o C0M, na coletiva de imprensa foi perguntado sobre como é jogar com você, e ele disse que gostou muito do seu estilo do jogo e que aprende muito com você do mesmo jeito que você também pega coisas da experiência dele de atual campeão mundial. Tem um pouco dessa troca. Você acha que esse plus da line atual ter dois jogadores que já foram campeões mundiais bota a LEV nesse outro patamar de disputa de Champions? Como você mesmo disse que quer uma line que seja campeã mundial de novo.

A: Sinceramente, eu não olho muito para as coisas assim, de time, porque na hora do campeonato qualquer time pode acabar ganhando então eu basicamente foco mais no meu time para estar sempre dando o meu melhor, estar sempre treinando ao máximo para conseguir ter o melhor desempenho possível e estar sempre tentando ser melhor do que eu era antes, então, basicamente eu espero que acabe tudo dando certo, eu vou continuar me esforçando mais ainda para ser melhor do que eu já fui antes.

B: A gente pôde até ver isso no campeonato off season que teve no final do ano passado na Colômbia, o público deu para ver um pouco como a line está funcionando, e mesmo ficando dois a quase três meses agora sem jogar com essa virada do ano, você sente que a line já está 100% redondinha preparada para esse Kickoff?

A: Sinceramente isso é algo que a gente vai descobrir no primeiro jogo, vai ser a primeira vez da line jogando junto em um stage, então a gente vai ver como cada um lida com as coisas ali, e eu espero que a gente consiga colocar tudo que a gente treinou em prática.

B: O formato da competição mudou um pouco após muitos times comentarem a falta de partidas durante o ano. Isso, pessoalmente, não chegou a ser um problema especificamente para você na LOUD, mas, por exemplo, ano passado times como o MIBR jogaram menos da metade de partidas do que a LOUD jogou durante o ano. Você acha que a nova divisão do VCT em mais etapas durante o ano entre os grandes campeonatos chega a ser um fator positivo do que uma liga inteira sendo jogada no tiro em dois meses como aconteceu?

A: Eu não vi muito dessas coisas de como está a liga, mas, agora eu sei que ao invés de dois internacionais, tem três, então eu gostei. Que é o que tinha antes em 2022, eram três internacionais também, aí agora a gente tem Madrid, Xangai e Coreia, então eu gostei disso porque são mais oportunidades de estar participando de um internacional e é sempre legal poder estar jogando fora do país que você joga normalmente.

B: Agora já para essa primeira etapa, com o sorteio dos grupos acabando sendo divulgado hoje, a LEV não está em um grupo fácil. A partida de estreia vai ser contra a 100 Thieves e no mesmo grupo tem a LOUD e a Sentinels. Qual sua opinião sobre os times que caíram nesse grupo B? Você está confiante para avançar como número 1 do grupo?

A: Eu acho que a gente pegou um grupo bem legal, e eu espero ter uma boa partida contra todo mundo, mas, como eu sempre digo, eu foco em uma partida de cada vez, então, basicamente agora é foco total contra a 100 Thieves, então, se preparar do melhor jeito possível para ter uma boa partida contra eles.

B: Mesmo com esse uma coisa de cada vez, não chega a ter um pouco do gostinho de como foi sorteado o grupo e de como pode ser a próxima partida se acabar ganhando da 100 Thieves, ou não existe outro time, uma etapa de cada vez mesmo. Não tem nem um pouco de vontade de enfrentar um outro time do Americas?

A: Sinceramente é mais uma partida de cada vez mesmo, na minha percepção você sempre tem que focar no que está na sua frente primeiro, para depois você poder pensar em outras coisas, porque, você pode acabar não passando do que está na sua frente e a sua expectativa era muito alta e você acabou tropeçando e acabando antes, então, com isso você acaba tendo uma decepção muito grande, você tem que focar no que tá na sua frente primeiro para depois você focar no próximo passo.

B: Agora, eu vou deixar o espaço aberto para você mandar uma mensagem para todos os brasileiros que ainda acompanham você, mesmo saindo da LOUD, ainda é um brasileiro campeão mundial e a torcida gosta muito de você.

A: Muito obrigado a todo mundo que ainda me apoia, é muito gratificante pra mim o carinho de vocês, é algo que eu sempre tento estar a encontro da expectativa de vocês, sempre tentando fazer melhor ainda para impressionar vocês, e é muito gratificante todo o carinho que vocês têm por mim, é muito bom ver as mensagens positivas e ver o pessoal me apoiando, então muito obrigado a todo mundo que me acompanha.