Riot divulga planos iniciais de Esports para VALORANT

Baseando o cenário competitivo em três pilares “integridade competitiva, acessibilidade e autenticidade”, a Riot Games divulgou nesta quarta (15) os primeiros passos que dará para estabelecer um ecossistema de Esports para VALORANT, seu jogo de FPS tático.

Um dos planos da empresa para o cenário do jogo é o fato de que os torneios de Valorant poderão ser organizados por terceiros. Ou seja, como acontece em CS:GO, através de um circuito aberto torneios não oficiais poderão ser organizados pela comunidade, organizações do mercado, influenciadores etc. Isso tornará maior as chances de crescimento dos jogadores amadores dentro do cenário competitivo e abrindo um espaço maior para o surgimento de novas estrelas. Para ajudar os terceiros que estiverem interessados nos planos para o jogo e em realizar torneios, a empresa lançou as Diretrizes de competição na comunidade de VALORANT.

“Estamos impressionados com o interesse e entusiasmo iniciais em VALORANT. Temos grandes sonhos de como esse jogo pode ser um esporte e estamos empolgados em embarcar nessa longa jornada de Esports com nossos jogadores”, diz Whalen Rozelle, diretor sênior global de Esports, em comunicado enviado à imprensa. “Desde o início, nosso foco principal será formar parcerias com jogadores, criadores de conteúdo, organizadores de torneios e desenvolvedores, desbloqueando seu acesso para nos ajudar a construir o ecossistema de VALORANT”.

Antes mesmo do beta fechado do jogo ser liberado nos servidores norte-americanos e europeus, a equipe de Esports do jogo, liderada por Whalen, se reuniu com mais de 100 organizações do mercado de esports a fim de compartilhar a visão inicial da empresa para o jogo e coletar feedback destas.

A Riot Games, além de VALORANT, é responsável também por Legends of Runeterra, Teamfight Tactics e League of Legends, um dos maiores esportes eletrônicos. Atualmente, existem mais de 800 jogadores profissionais em mais de 100 equipes profissionais de Esports de League of Legends, competindo em 12 ligas em todo o mundo.

O beta de VALORANT chegou nos servidores norte-americanos e europeus no dia 7 de abril e tem previsão para chegar nos servidores brasileiros no dia 5 de maio.