Mundial 2020: O encontro no topo do mundo: Karsa vs SwordArt

Neste domingo (25), o Campeonato Mundial de League of Legends 2020 será palco de um duelo de duas equipes chinesas, que além de disputarem uma vaga na grande final do torneio, estarão disputando os sonhos de seus jogadores. O confronto de Suning e Top Esports, válido pela semifinal do campeonato, contém uma complexidade muito mais profunda do que apenas definir o time superior, pois também coloca em disputa o sonho de dois jogadores importantes de ambas as equipes: SwordArt e Karsa.

HISTÓRICO DA DUPLA TAIWANESA

Quando Karsa, em 2015, entrou para a equipe da yoe Flash Wolves, SwordArt já integrava a equipe desde o final de 2013. Já em seu primeiro split juntos, conseguiram se manter na primeira posição da fase de grupos, mas amarguraram o segundo lugar nos playoffs. No segundo split caíram nas semifinais do campeonato, mas por conta do campeonato regional conseguiram a sua primeira chance no mundial, em que caíram no mesmo grupo dos brasileiros da paiN Gaming, e surpreenderam o mundo ao conquistarem o primeiro lugar do grupo, ficando a frente da favorita KOO Tigers. Todavia, nas quartas de finais do campeonato acabaram sendo derrotados pela Origen pelo placar de 3-1.

A partir daí, a Flash Wolves já havia deixado de ser um sonho e tornou-se realidade. Após 2015, com Karsa e SwordArt, a equipe conquistou todos campeonatos regionais disputados. Até mesmo depois de Karsa sair para a RNG, no final de 2017, SwordArt continuou na equipe e ajudou a emplacar mais dois títulos da LMS.

Em 2018, Karsa mostrou para o mundo que ainda havia muito talento para queimar. Ao sair do conforto de uma dominância regional, buscou na ascendente região chinesa a competitividade internacional, afinal seu sonho sempre foi conquistar o campeonato mundial. Logo em seu primeiro ano, conquistou dois títulos da liga mais disputada do mundo, ajudando a RNG a tornar-se a segunda equipe na história da região a conquistar os dois splits do mesmo ano de forma consecutiva. Em palco internacional, consagrou-se campeão do MSI 2018 e foi derrotado nas quartas de final do mundial para a G2.

karsa msi
Karsa emocionado ao vencer o MSI pela RNG (Foto: Riot Games)

No final de 2018, em conjunto de seu companheiro Maple, SwordArt também decidiu que era hora de dar um passo a frente na sua carreira, integrando a equipe da Suning.

ANTES ALIADOS, AGORA ADVERSÁRIOS

Com a chegada de SwordArt na LPL, o jogador re-encontra seu ex-companheiro Karsa, mas agora como adversário. O suporte taiwanês começou abrindo o placar de confronto dos dois jogadores, mas atualmente o caçador da equipe da TES possui a maior vantagem.

No primeiro confronto entre os dois, válido pela fase de grupos do primeiro split de 2019, terminou com vitória da Suning por 2 a 0. Apesar disso, a equipe de SwordArt não fez o bastante para se classificar para os playoffs, terminando na décima colocação, ao contrário da RNG de Karsa, que conquistou a classificação porém foi derrotada nas quartas de final pela JDG por 3 a 2.

No segundo split, a RNG deu o troco da fase de grupos anterior e aplicou o mesmo 2 a 0 que havia sofrido. Ambos os times conseguiram a classificação para os playoffs, com a Suning perdendo para a EDG de 3 a 1 na primeira fase, e a RNG sendo derrotada na final para a FPX, futuramente campeã mundial, pelo placar de 3 a 1. Neste último split de Karsa representando a RNG, o caçador amargurou a desclassificação na fase de grupos do mundial deste mesmo ano.

No final de 2019, Karsa saiu da RNG e foi para seu atual time, TOP Esports, enquanto SwordArt continuou na Suning. No primeiro split de 2020, ainda na fase de grupos, Karsa saiu novamente vencedor no confronto ao, juntamente de sua equipe, conquistar o placar de 2 a 1 em uma fragilizada Suning. Neste mesmo split, Karsa conheceu a derrota nos playoffs apenas na final, quando caiu para a JDG pelo placar de 3 a 2. No segundo split, a SwordArt e seus companheiros reencontraram seu brilho e classificaram-se em quarto na fase de grupos, mas ainda não foi o suficiente para parar a TES, que acabou líder na fase de grupos e derrotou a Suning por 2 a 0. Todavia, as duas equipes se enfrentaram novamente na semifinal do campeonato, e a TES saiu vencedora pelo placar de 3 a 0.

O ENCONTRO NO TOPO DO MUNDO

Com as duas equipes conquistando a classificação para o Campeonato Mundial de League of Legends 2020, o destino colocou a prova os dois jogadores em um confronto válido pela semifinal do torneio.

A Suning vem crescendo muito ao decorrer da competição. Apesar da derrota no primeiro jogo da fase de grupos para a G2, a equipe chinesa emplacou 3 vitórias seguidas, 2 contra a Machi e uma contra a Liquid. Mesmo perdendo novamente uma partida, desta vez para a Liquid, mostraram outros 2 ótimo jogos, vencendo duas vezes a G2, classificando-se assim para os playoffs. Na quartas de finais, a Suning enfrentou uma das favoritas a vencer o Mundial, a JDG. Apesar do histórico a favor da JDG, a Suning, com destaque para Huanfeng e SwordArt, eliminou os adversários pelo placar de 3 a 1.

swordart
“Eu quero que ele veja como eu mudei ao longo dos anos. Eu vou agarrar a oportunidade e mostrar a ele que depois que saiu da Flash Wolves, eu cresci também. E, desta vez, eu vou te derrotar.” (Foto: Yicun Liu/Riot Games)

Já a TES começou de forma avassaladora, e apesar de alguns erros emplacou 5 vitórias seguidas até perder uma partida para a FlyQuest. Mesmo com essa derrota, a equipe não se abalou e, em um dos melhores jogos do campeonato até aqui, venceu a DRX na última partida da fase de grupos. Logos após, pelas quartas de finais, a TES surpreendentemente saiu atrás no placar por 2 a 0 contra a Fnatic, mas em um comeback incrível e grande performance de Karsa, os chineses aplicaram uma virada e avançaram para as semis, onde enfrentarão a Suning.

karsa
“Honestamente, eu nunca pensei que iria encontrar o SwordArt nas semifinais, porque essa é primeira vez que eu chego nesse estágio e, ao longo da nossa carreira como profissionais, nosso sonho era ganhar um Mundial juntos. Talvez esse objetivo sempre tenha sido um pouco difícil para a gente e a jornada até esse ponto também não foi fácil. Eu não esperava que, quando nos encontrássemos novamente, teríamos que nos enfrentar. Como apenas um de nós pode avançar para a final, eu espero que quem consiga fazer isto possa preencher esse sonho que sempre tivemos. ” (Foto: Riot Games)

Apesar do crescimento gigante da Suning, a TES ainda mostra um jogo mais consistente e, nos últimos confrontos, a equipe de Karsa está muito na vantagem e ainda são os favoritos para o confronto da semi contra a Suning e contra a DAMWON Gaming que já está na final.

Deixe um comentário