Na Ponta do Clique: Os junglers do Mundial 2020 – Fase de Entrada
Seguindo com as análises de cada jogador que estará presente no Worlds, agora falaremos sobre os junglers do Mundial 2020.
Nesse segundo episódio da série, os dados e preferências de cada selva do Play-In serão expostos, para que você, leitor, saiba exatamente o que esperar durante a competição.
PLAY-IN STAGE
Assim como dito na primeira matéria que trouxe os números dos mid laners do Mundial, estão presentes nessa fase os times que conquistaram a vaga indireta ao Worlds, e que ainda terão grandes desafios para chegar ao evento principal.
- Confira o primeiro episódio da série: os mid laners do Mundial 2020 – Fase de Entrada
Daqui, passam apenas 4 times, dentre os 10 que estão distribuídos em 2 grupos; sorteados e anunciados na manhã desse dia 15.
Encontre abaixo as análises de cada jungler e seus números durante as ligas regionais:
JUNGLERS DO MUNDIAL 2020
GRUPO A
Neste grupo, estão definidos INTZ (CBLoL); Legacy Esports (OPL); MAD Lions (seed 4 da LEC); Papara SuperMassive (TCL) e Team Liquid (seed 3 da LCS).
Dentre seus jogadores, aqueles que ocupam a posição da selva são:
Shini (INTZ)
O caçador da representante brasileira foi bastante impactante nos First Bloods (FB’s) da sua equipe, participando de 37.9% deles. Além do seu pick de Gragas bastante conhecido, trouxe Trundle e Sett como mais jogados. Apesar de ser um importante pilar de rotação dentro de sua equipe- com 1.54 de placar de visão p/min.-, Shini sofre bastante pressão dentro da sua jungle, adquirindo uma média de -159 de XP aos 15min., estando na frente em CS apenas em 37.9% das vezes.
Babip (Legacy Esports)
Durante o segundo split da OPL (Liga da Oceania), Babip se tornou o destaque da sua equipe, rotacionando e participando de 44.8% dos FB’s, taxa altíssima. O jogador foi o único da liga a conseguir 100% de vitórias com Nidalee em 7 partidas jogadas; seus outros campeões mais usados foram Graves e Trundle. Consegue estar em vantagem de CS aos 15min. em 58.6% das vezes, alcançando uma marca de +134 de diferença em XP durante o early game. Diferente de Shini, Babip tem um menor placar de visão, com 1.49 p/min.
Shad0w (MAD Lions)
Durante o segundo split da LEC (Liga Europeia), Shad0w esteve presente em 70.2% das kills de seu time (a taxa mais alta comparada aos demais caçadores do grupo A) e 41.4% de participação em FB’s. Lee Sin foi disparadamente sua preferência, seguido de Volibear e Lillia. É o caçador mais agressivo desse grupo, com 311.5 de dano p/min. demonstrando sua preferência por ganks e invades; mas normalmente se encontra em desvantagem de XP no early game, com -262 de status. Traz a menor taxa de visão p/min. do grupo (1.34).
KaKAO (Papara SuperMassive)
Durante o segundo split da TCL (Liga da Turquia), KaKAO se tornou o grande carrasco dos caçadores adversários, conseguindo 66.5% de participações em kills e 42.3% em FB’s. Nidalee, Graves e Olaf compõem seu top 3 mais jogados. Em relação ao early game, KaKAO é o jungler mais dominante desse grupo, estando na frente em CS por 73.1% das vezes e conseguindo a marca incrível de +900 de diferença de XP. O jogador é ótimo para rotacionar, e garante 1.59 de placar de visão p/min., a maior dentre os demais do grupo A.
Broxah (Team Liquid)
Durante o segundo split da LCS (Liga Americana), Broxah conquistou uma das taxas mais altas de participação em kills desse grupo (69.7%); mas em relação a participação em FB’s, tem a menor (32.3%). Assim como Shad0w, teve uma preferência enorme pelo Lee Sin, mas optou por Graves e Volibear em seguida. Costuma perder em CS aos 15min., já que está na frente em apenas 41.9% das vezes, e também tem números negativos em relação a XP (-220). Seu placar de visão p/min. é de 1.43.
JUNGLERS DO MUNDIAL 2020
GRUPO B
Neste grupo, estão definidos LGD Gaming (seed 4 da LPL); PSG Talon (seed 2 da PCS); Rainbow7 (LLA); Unicorns Of Love (LCL) e V3 Esports (LJL).
Dentre seus jogadores, aqueles que ocupam a posição da selva são:
Peanut (LGD Gaming)
Durante o segundo split da LPL (Liga Chinesa), Peanut, conhecido pela sua passagem na T1 de Faker, levou sua equipe à classificação com 72.7% de participação em abates; mas, por outro lado, foi o caçador do grupo B que mais foi vítima de FB’s (13.1%). De longe, sua preferência é por Graves, seguido de Kindred e Lee Sin, demonstrando a versatilidade do jogador em jogar para escalar e podendo também jogar para acelerar o early game. Seus status aos 15 min. são desfavoráveis, pois, dentre outros, costuma perder a diferença de XP (-110). Seu placar de visão p/min. é mediano com 1.68.
River (PSG Talon)
Durante o segundo split da PCS (Liga de Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático), River foi constante e se destacou perante aos seus adversários de liga, contando com 74% de participação em abates e 25% em FB’s. Graves, Lee Sin e Nidalee são suas preferências. Está comumente na frente em CS aos 15min. (68.8%) e tem uma taxa de +240 de diferença de XP. Mostrando sua proatividade em rotações, tem o maior placar de visão desse grupo, com 1.73.
Como já noticiado pela Baserush, River não poderá atuar durante a fase de Play-In do Mundial. Sua posição será assumida por Kongyue, jungler emprestado pela ahq eSports Club, também da PCS.
Kongyue (PSG Talon- emprestado da ahq eSports Club)
Durante o segundo split da PCS, Kongyue garantiu status maiores em relação a River, com 74.7% de participação em abates e 31% em FB’s para sua equipe. Tem uma pool parecida com a de River, tirando apenas a Nidalee e colocando Volibear no lugar. Também costuma estar na frente em relação a diferença de XP aos 15 min. (65.5%) e tem uma taxa maior de diferença de GOLD (+273) e XP (+361) se comparado ao titular do PSG. Coloca menos visão p/min. do que River (1.56) e sua preferência por campeões tank lhe dá um status baixo de 292.8 de dano p/min.
Josedeodo (Rainbow7)
Durante o segundo split da LLA (Liga da América Latina), Josedeodo alcançou 78.2% de participação em abates e 40.6% em FB’s, uma das porcentagens mais altas do grupo. É um dos poucos caçadores que tem o Sett no top 3, antecedido de Trundle e Lee Sin. Além disso, Josedeodo possui uma constância em relação aos seus adversários de liga, com 65.6% de diferença a seu favor em relação a CS em 15min. e +432 de XP. Seu placar de visão corre em cerca de 1.66 p/min. Em outra constatação, Josedeodo foi um dos primeiros jogadores estrangeiros a alcançar o elo Challenger no super servidor chinês.
AHaHaCiK (Unicorns Of Love)
Durante o segundo split da LCL (Liga Russa), AHaHaCiK e sua equipe perderam apenas 1 das 21 partidas disputadas. Em relação aos demais caçadores analisados, o jungler da UOL não participou tanto dos abates (67%) nem dos FB’s do time (38.1%). Seus campeões mais jogados foram Trundle (com quem perdeu uma partida), Volibear e Lee Sin. Não demonstra ser tão efetivo em rotação nem no início do jogo, pois fica na frente em CS apenas em 36.8% e em XP tem um número negativo de -142. Tem o menor placar de visão p/min. do grupo B (apenas 1.3).
Bugi (V3 Esports)
Cria da falecida Flash Wolves, Bugi pode ser considerado o caçador mais promissor dessa Fase de Entrada. Seus números são impactantes, com 83.2% de participação em abates e 78.3% em FB’s, o maior entre os demais analisados. Com Lillia, Lee Sin e Nidalee em seu top 3, Bugi gosta bastante de focar no early game, estando na frente em CS 65.2% das vezes, com +539 de diferença de XP a seu favor, taxa incrivelmente alta. Por conta de seu alto número de ganks e invades, possui 444.3 de dano p/min., e tem um placar de visão de 1.58.
Você pode conferir todas as partidas dos junglers do Mundial 2020 nos sites oficiais da Riot Games.
Entusiasta das competições, apaixonada pela Liga Europeia e fã n°1 da Ariana Grande