LoL: RNG confirma aposentadoria do lendário ad-carry Uzi
A RNG (Royal Never Give Up) anunciou nessa quarta-feira (3), a aposentadoria definitiva de Jian “Uzi” Zi-Hao. Era esperado que o chinês fosse dar uma pausa do competitivo, já que o seu nome não apareceu na lista de jogadores que disputarão o segundo split da LPL pela RNG.
Em uma série de tweets, a organização agradeceu o jogador, dizendo que “Uzi não era apenas o coração e a alma da RNG, mas também um ícone no mundo dos esports como um todo. Desde adolescente, ele nunca desistiu e trabalhou o máximo que pôde para ser o melhor que pôde em sua role, inspirando muitos.”
Devido a uma série de lesões acumuladas ao longo de 8 anos como profissional, os médicos recomendaram que Uzi descansasse durante o primeiro split da LPL 2020. Após o fim do campeonato, o jogador tomou a decisão de se aposentar das competições. A Royal também se comprometeu a ajuda-lo a se recuperar, oferecendo apoio total em suas próximas ações.
Considerado um dos mais habilidosos jogadores da história, Uzi começou a carreira de jogador profissional em 2012, quando a RNG ainda era a Royal Club. Também teve passagens por OMG, Qiao Gu Reapers e Newbee entre 2014 e 2016.
Em questão de títulos, bateu na trave muitas vezes, sendo vice-campeão mundial duas vezes seguidas. Perdeu em 2013 para a SKT Telecom T1 (3-0), e em 2014 para a Samsung White (SSW) (3-0). No âmbito chinês, foi vice-campeão do segundo split da LPL em 2016, 2017, 2018 e 2019.
A glória finalmente veio para o atleta de 23 anos no ano de 2018, quando sua equipe ganhou os dois splits da LPL, o MSI, Rift Rivals e os Jogos Asiáticos, coroando um dos melhores jogadores que já passou pelo competitivo de League of Legends.
Falando de conquistas individuais, o agora ex-jogador é campeão do All-Stars na categoria de 1v1, levando o título em 2017, quando o torneio foi realizado em Los Angeles. Além de diversas marcas e recordes na LPL, como mais de 2500 inimigos abatidos ao longo da carreira. Uzi também é conhecido pela sua lendária Vayne, campeão que apareceu junto do jogador no clipe da música RISE, usada no Mundial de 2018.
Paulistano meio tímido que gosta de escrever e assistir esports.