LoL: Riot Games oficializa ausência de times vietnamitas no Mundial de 2020
Faltando menos de um mês para o início do Mundial de 2020, a Riot Games oficializou a ausência dos times representantes vietnamitas no evento desse ano por conta de restrições do país. A informação já havia vindo sendo especulada anteriormente, no entanto foi oficializada apenas na manhã desta terça (01) através de um comunicado oficial da desenvolvedora.
A #Worlds2020 Update from Tom Martell:https://t.co/TuGKBBlI78 pic.twitter.com/6jNhYcxcR1
— LoL Esports (@lolesports) September 1, 2020
A informação já havia sido publicada anteriormente pelo site de entretenimento e games vietnamita Gamek e mais recentemente pela ESPN norte-americana. O principal motivo para a ausência da região no mundial deste ano são as medidas restritivas adotadas pelo país asiático para combater o corona-vírus, impossibilitando os integrantes das equipes que representariam a região a retornar ao país caso saíssem do mesmo para ir à China.
Devido as duras restrições adotadas pelo país, segundo dados do mapa de casos de corona-vírus da Universidade John Hopkins, o Vietnam possui hoje apenas 1.044 casos confirmados da doença.
Mudanças no campeonato
Como resultado disso, a Riot Games decidiu prosseguir com o campeonato sem realocar as vagas, ou seja, ao invés de 24 equipes, teremos apenas 22. Para que essa mudança funcione, algumas alterações foram feitas no formato do evento.
A fase de entrada do torneio, que normalmente conta com 12 participantes, agora será formada por apenas 10 equipes. As equipes serão divididas em dois grupos com cinco times disputando em ’round-robin’, onde todas as equipes do grupo se enfrentam.
Os primeiros colocados da fase de entrada garantem suas vagas para o evento principal. Enquanto isso, os terceiros e quarto lugares brigarão entre si em uma melhor de cinco para enfrentar os segundos colocados, também em uma melhor de cinco, para as últimas vagas da fase de grupos.
Ainda sobre as mudanças, para manter a quantidade certa de equipes na fase de entrada “depois de avaliar os desempenhos internacionais e regionais, decidimos que seria justo avançar o 3º seed da LCK (liga coreana) para a fase de grupos”.
Apesar de estarem fora do campeonato, as equipes vietnamitas que representariam a região (Team Flash e a ganhadora entre EVOS Esports x GAM Esports, que acontece nesta quinta) ganharão parte do prêmio total, como se estivessem participando do evento.
Leia também: Pela primeira vez em sua história, a Cloud9 está fora de um Campeonato Mundial
Paulista formado em jornalismo apaixonado por games e esports.