Por onde anda Diego “Toboco” Pereira?
Em um mundo onde League of Legends é um dos esports mais famosos – chegando a cerca de 8 milhões de jogadores simultâneos em agosto de 2019 – e em um Brasil cheio de personalidades ligadas ao MOBA, são poucos que não conhecem Diego Pereira e que nunca ouviram sua famosa frase “Totalmente burstado” – dita pela primeira vez no CBLoL de 2015.
Pra quem não o conhece, Diego Pereira, mais conhecido como Toboco, foi um dos primeiros narradores de League of Legends no Brasil e sua jornada dentro do cenário do MOBA começou cedo. Mas, quão cedo? Ninguém poderia responder melhor sobre sua carreira do que o próprio narrador em uma entrevista ao Baserush.
Segundo Toboco, sua aventura dentro dos campos da justiça começou dois anos após o lançamento do jogo, quando decidiu narrar os jogos do time que patrocinava com sua loja. “ESL Outono Series em 2011, faz tempo!”, relembra sobre o primeiro campeonato que narrou. “Comecei pois tinha uma loja que revendia Riot Points na época do servidor do NA e patrocinava um time (que depois virou a paiN Gaming) e como queria fazer divulgação da loja, decidi narrar os jogos do meu time. Na sequência começaram a surgir vários torneios, inclusive vários que eu organizava. Daí pra frente o resto é história”.
Logo após, Toboco começou a narrar diversos campeonatos oficiais e não oficiais, até a chegada do nosso tão querido Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) em 2012, produzido pela própria Riot Games. Foi através desse CBLoL, realizado na Brasil Game Show 2012, que grande parte dos fãs do jogo tiveram seu primeiro contato com sua narração cativante. Assim, se manteve como narrador oficial do CBLoL até dezembro de 2019, quando fora anunciada sua saída da mesa de narração.
Despedida do CBLoL
Depois de tantos anos narrando o campeonato, sua saída da liga em 2019 foi uma grande supresa para muitos espectadores. Sua carreira nasceu junto com o cenário brasileiro de League of Legends, onde através dos anos se aprimoraram e cresceram um ao lado do outro. Infelizmente, após sete anos seus caminhos se separaram, mas no final, Toboco se despediu tão grandioso quanto a própria liga.
Sua história e passagem pela narração de League of Legends o tornou um dos maiores exemplos de narração de esports no Brasil. Naturalmente, sua saída poderia significar a ida para a narração de algum outro jogo, uma vez que o narrador estaria buscando novos ares. No entanto, após alguns meses vimos que este não foi o caso. “Tive algumas propostas para narração, mas decidi me manter na criação de conteúdo. Porém, não está descartada a chance de voltar a narrar”, comenta Toboco.
Interesse por shooters e a possibilidade de voltar a narração
Ainda em 2019, o narrador participou de uma entrevista com Rodrigo Guerra para a ESPN eSports logo após seu anúncio de saída do CBLoL, onde conversaram um pouco sobre sua carreira. Durante a entrevista, Toboco comenta sobre ter interesse em narrar jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), uma vez que a dinâmica desses tipos de jogos é diferente do que está acostumado com o LoL. Além disso, comenta já ter feito ao lado de sua esposa algumas narrações em off do battle royale Free Fire.
Com os anúncios recentes do VALORANT, FPS tático em desenvolvimento pela Riot Games, talvez seu interesse em narrar jogos de tiro, em conjunto com o fato de ser desenvolvido por uma empresa que já está familiarizado, seja algo que lhe trará de volta a narração. “É possível, quando sair o Valorant evidentemente que vou jogar e ver como me sinto com o game”, declara o narrador.
Apesar disso não dar certeza de sua volta, quando o assunto é sobre a desenvolvedora Riot Games, Toboco não poupa elogios. “Não joguei [VALORANT], parece incrível! O fato de ter a Riot Games por trás já deixa uma empolgação a mais, sabemos o quão bem eles gerenciam os jogos e o esport também, o hype é grande”.
O crescimento no mercado de esports nos últimos anos, tanto em questão de investimentos quanto em questão de visibilidade e visualizações, fez com que os esports em maior evidência parassem de ser apenas League of Legends (LoL), Dota 2 e Counter Strike: Global Offensive(CS:GO), e passaram a dar espaço para novos jogos competitivos como Free Fire, Rainbow Six Siege, Fortnite etc.
Tendo em vista a expansão no círculo de jogos em alta no cenário de esports, junto com o lançamento de VALORANT no segundo semestre de 2020, as opções para Toboco experimentar novos ares seriam diversas. Entretanto, quando perguntado sobre quais jogos mais lhe interessam para voltar a narrar, apesar de não descartar a ideia, o narrador deixa claro que não pensa em voltar a narrar tão cedo. “Só estou deixando as coisas acontecerem, tenho vários planos e estou estudando cada um deles para ver qual caminho vou seguir. Inclusive não passa por narração esses novos projetos”, diz Diego Pereira.
Esportes tradicionais?
Adquirindo experiência no ramo através dos anos, o narrador, que é vascaíno de coração, não exclui a possibilidade de atuar como narrador de esportes tradicionais caso a oportunidade apareça.
“Como brinco, narrador narra, não importa o que. Tudo é um questão de preparação e dedicação no que você vai fazer, isso em qualquer coisa da vida”, reflete o narrador.
No passado, o narrador já mostrou ter talento para narrar futebol também, quando participou do programa “Bem, amigos!”, de Galvão Bueno, em 2017.
Após três meses, Toboco volta a narrar por um fim de semana
Mesmo com sua saída, seus fãs puderam matar um pouco da saudade no último fim de semana (21), onde narrou o CBolão – torneio beneficente idealizado pelo ex-pro player Baiano, para o combate contra a pandemia do COVID-19 – ao lado do próprio Baiano, Ranger, Mylon e Ravena (estes dois últimos que participam do programa Depois do Nexus como convidados fixos).
Com uma narração mais descontraída e bem diferente do que os fãs do narrador estão acostumados, Toboco arriscou até narrar em inglês.
APRECIEM SEM MODERAÇÃO!#CBOLAO pic.twitter.com/u3jR7EkYkl
— CNB Esports Club (@cnbesc) March 22, 2020
Sobre a oportunidade de participar do evento que contou com um mix de times composto por jogadores profissionais e jogadores famosos das filas ranqueadas, Toboco comenta: “Incrível, foi a primeira vez que narrei um evento beneficente e fiquei muito feliz. Estava conversando com minha esposa que após terminar a transmissão, mesmo exausto, só era sorriso no rosto. A comunidade está de parabéns também por todo empenho, seja assistindo, doando ou ajudando na divulgação. Obrigado ao Baiano também pelo convite”.
Futuro do narrador para 2020 e 2021
Quando perguntado se pode dar alguma novidade de seus próximos projetos aos fãs, Toboco da esperanças mas confessa que a pandemia atrapalhou alguns de seus projetos. “Talvez novidades em breve (risos), são muitas coisas acontecendo neste momento e como ocorreu o COVID-19 infelizmente, os projetos também acabam ”estacionando”, mas contem comigo sempre e acompanhem meu trabalho nas redes sociais, todas são @TobocoTV“.
Apesar de ainda ser incerto, Toboco já tem um caminho em mente para seu futuro nos próximos anos na área de produção de conteúdo. “No momento estou focado na criação de conteúdo com minhas streams, redes sociais e voltando com YouTube, quero trazer um conteúdo bacana para os meus fãs e quem ainda não me conhece”.
Só o tempo nos dirá se o caminho sofrerá desvios que o levarão de volta a narração ou se sua vontade de atuar como criador de conteúdo prevalecerá. Independente de qual caminho escolha seguir, uma coisa é certa, terá muito sucesso!
Acompanhe o Baserush nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo dos Esports.
Paulista formado em jornalismo apaixonado por games e esports.