Mundial 2020: A chama mais forte: Suning vs DAMWON

Neste sábado (31), às 7h do horário de Brasília, ocorrerá a final do Campeonato Mundial de League of Legends 2020, que será disputada pela DAMWON Gaming (Coréia do Sul) e Suning (China). De um lado, temos a equipe que dominou a LCK e conseguiu levar a região para a final do Worlds novamente, o que não acontecia desde 2017. Do outro, temos a Suning, que ficou em terceiro lugar em sua liga, porém mostrou uma força surpreendente no Worlds, crescendo jogo após jogo e conquistando a torcida com a simpatia e a história da organização e seus jogadores.

Como foi o desempenho dos finalistas em suas regiões?

A DAMWON dominou seus adversários em praticamente todas as suas partidas. Com estilo de jogo simples, porém muito bem feito e com pouquíssimos erros cometidos, a equipe garantiu o primeiro lugar na fase de pontos, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas, sendo elas para a DRX e para a Gen.G.

Tabela da LCK 2020 Summer (Fonte: Leaguepedia)

Com este resultado, a DAMWON conseguiu, por conta do sistema de escalada na LCK, sua vaga garantida na final, onde enfrentou a DRX, a mesma equipe para quem haviam sido derrotados nas quartas de finais do primeiro split. Em uma série completamente dominante e um grande desempenho de Nuguri, Canyon e ShowMaker, a equipe garantiu um 3 a 0 sem muitas dificuldades e assim garantiu o título da LCK 2020 Summer.

A equipe coreana mostrou um nível de jogo que não se via desde os tempos de ouro da SKT T1. Isso mostra que a permanência dos jogadores no elenco foi uma decisão acertada, pois esse entrosamento e estilo de jogo só poderia ser encontrado com os jogadores atuando juntos por um bom tempo, diferente de outros times da LCK, que tem mudado muito suas line ups, como por exemplo a própria SKT T1, que sempre vem mudando seu elenco e acabou ficando fora deste Worlds.

 Já a história da Suning foi um pouco diferente. A equipe disputou a LPL inteira sem os holofotes que TES e JDG tiveram, todavia com um ótimo desempenho, perdendo apenas quatro séries e ficando em quarto lugar na fase de pontos da liga chinesa.

Tabela LPL 2020 Summer (Fonte: Leaguepedia)

Nos playoffs, a Suning esperou o resultado do jogo entre FPX e V5 para conhecer seu adversário. Após a vitória da V5, ocorreram as partidas das quartas de finais, onde a Suning saiu atrás na série, porém apresentou três ótimo jogos, virou a série e garantiu a vaga na semifinal contra a favorita TES. Como esperado, a TES venceu sem muitas dificuldades, jogando a Suning para a disputa de terceiro lugar contra a LGD, que havia perdido para a JDG. Com grande desempenho de SofM na série, a Suning venceu sem muitas dificuldades e garantiu o terceiro lugar da LPL 2020 Summer.

Apesar de não ter sido finalista em sua região, o feito da Suning foi grande, já que a LPL é, atualmente, a liga de maior nível no mundo. A equipe manteve a mesma line up durante o ano inteiro, mostrando novamente que tempo é muito importante para a melhora de um time.

A caminhada convincente de um campeão

Quando falamos de desempenho, a caminhada da DAMWON até aqui não deixa dúvidas de que a equipe coreana sentará no trono de melhor time do mundo, visto que conseguiram vitórias extremamente controladas, tranquilas e ao mesmo tempo esmagadoras, obtendo até mesmo o recorde da vitória mais rápida na história do campeonato mais importante da modalidade. Porém, observando o trajeto da Suning, deve ser compreendido que a equipe não se importa com a lógica ou o favoritismo: eles irão vencer quem vier pela frente, não importando a dificuldade.

Olhando apenas para os resultados, a performance da DAMWON na fase de grupos, apesar de admirável, foi igualada aos resultados finais de Gen.G e Top Esports, mas os coreanos demonstraram estar longos passos a frente destas duas equipes. Enquanto TES e Gen.G atingiam o primeiro grupo com atuações instáveis, a finalista coreana dominou todos os jogos que ganhou, performando um League of Legends extremamente bonito de se assistir.

Nas quartas de finais a equipe confirmou o favoritismo ao esmagar completamente a DRX em um 3×0, uma equipe que tinha feito a mesma campanha na fase de grupos, mas estava claramente abaixo do nível dos atuais finalistas. Nas semifinais encontraram a G2 como seu adversário, outro time instável, mas que possuía um estilo de jogo único que os coreanos sempre tiveram dificuldade em lidar. Ao fechar o placar de 3×1 da série com a vitória mais rápida da história do Worlds, DAMWON colocava a bandeira sul-coreana na final e brandia ao mundo a chama de sua dominação.

A ascendência de um leão determinado

Como dito anteriormente, apesar da DAMWON ser um grande e dominante time dentro do Rift, a Suning já ensinou ao público, ao menos neste mundial, que não se deve duvidar de um time sedento pela vitória. Na fase de grupos, os chineses não tiveram atuações tão convincentes quanto os outros times que obtiveram primeiro lugar de seus grupos, mas quando se tratava de matar ou morrer, o leão de seu escudo realmente pegou fogo.

suning
Suning após classificação para a final do campeonato (Foto: Riot Games)

JDG, seu primeiro adversário, era sem dúvida a favorita do confronto. Não só pelo histórico dominante que a equipe teve no ano inteiro de LPL juntamente da Top Esports, mas porque o grupo B acabou com uma vitória convincente da JDG em cima da DAMWON, equipe que vinha melhor performando até então. A equipe chinesa só não teve a oportunidade de tentar o desempate contra os coreanos pois teve um deslize contra o time da PSG Talon.

Poucos acreditavam no potencial da Suning de passar para a semifinal, mas a equipe sem dificuldades conseguiu um 3×1 em cima da favorita do confronto, tornando-se um dos quatro melhores times do mundo naquele momento. Nas semifinais, no que julgo ter sido uma das séries mais simbólicas, Suning enfrentou a TES, time que havia os derrotado nos playoffs da LPL. Mais do que um confronto que definiria a melhor equipe chinesa, a semifinal do Worlds foi palco de um duelo inesquecível pelos ex-companheiros taiwaneses, Karsa e SwordArt.

Novamente, mesmo com a lógica a favor da TES, a Suning provou que isso não se aplica ao League of Legends deles. As performances individuais de todos jogadores da Suning ficaram muito marcadas nesta série, mas até mesmo jogadores da equipe derrotada se destacaram, como no caso de Karsa e yuyanjia. A equipe chinesa, jogando o campeonato em seu próprio país, naquele momento mostrava ao mundo a chama de sua determinação.

Qual chama arde mais forte?

Esta final possui todos os fatores para ser muito equilibrada. DAMWON com seu estilo dominante de jogar e Suning podendo surpreender a qualquer momento. Apesar da Suning ter vencido a favorita TES, os coreanos ainda são favoritos neste confronto, visto que os mesmos tem apresentado uma estratégia de jogo praticamente perfeita, não dando espaço para seus adversários, assim como foi na série contra a G2.

Os holofotes vão estar em volta do top e da bot lane, Bin vem sendo um dos melhores jogadores do mundial, juntamente com Nuguri, que tem um histórico recente incrível. A disputa da bot lane será entre Ghost e BeryL vs huanfeng e SwordArt. A bot lane coreana vem sendo muito constante, dificilmente atuando mal, já a bot lane da Suning, continuando com seu espírito surpreendente, traz consigo provavelmente a melhor bot lane do mundial até então, com brilhantes performances de huanfeng e SwordArt.

DAMWON consolidou seu estilo em sua liga regional e, com personalidade, o aplica agora internacionalmente de maneira impecável. Da mesma maneira, a equipe da Suning consolidou uma personalidade vencedora durante a liga chinesa e os leões atualmente possuem uma sede pela taça inigualável. Desde os pequenos até gigantescos confrontos, só é possível descobrir qual chama arde mais forte de apenas  um jeito: dentro de jogo.

Deixe um comentário