VALORANT: Confira os detalhes do primeiro qualificatório aberto do VCB e o ‘Efeito Loud’
A estreia do calendário competitivo de 2022 começou conturbada no cenário de Valorant brasileiro. Marcado por atrasos e até adiamentos, as qualificatórias abertas da primeira etapa do VCB (Valorant Challengers Brazil) só aconteceram na última quinta-feira (13). A causa do adiamento foi por instabilidades na plataforma Gamers Club, organizadora desta etapa do VCB.
Devido a problemas de instabilidade na plataforma do campeonato, será necessário adiar a disputa do primeiro dia de Qualificatória Aberta do VCT BR. Dessa forma, as partidas serão realizadas entre 13 e 17 de janeiro.
Pedimos desculpas aos jogadores e ao público pelo ocorrido.
— VALORANT Champions Tour Brazil (@valesports_br) January 12, 2022
De volta para o campeonato, os resultados foram os esperados, com as grandes escalações garantindo sua classificação para a próxima etapa do qualificatório. Os destaques ficam para os times da B4, Botafogo, Treinão do Fra e Pancada e amigos. Este último, causador de um grande alvoroço, será o time que representará a LOUD durante o ano de 2022, mesmo que ainda não oficializado. Entretanto, já se pode notar o ‘Efeito Loud’, este pôde ser visto nitidamente durante a transmissão do caster Guilherme “Tixinha” Cheida, que chegou a alcançar cerca de 30 mil visualizações durante as partidas da equipe.
É isso, sem palavras para o dia de hoje, 29mil pessoas na minha live, nunca imaginei chegar nesse número, obrigado todos que fizeram isso possível, obrigado obrigado obrigado!
Amanhã tem mais, 18:00 voltamos com mais qualify! pic.twitter.com/kbaHvcODQU
— Tixinhadois (@tixinhadois) January 14, 2022
A grande audiência, também, pode ter sido motivada por uma polêmica de transmissões sobre os times da seletiva. Ainda na quarta-feira (12), Guilherme “Tixinha” disse que poucos times estavam liberando os seus jogos para retransmissão, isto gerou uma discussão na comunidade, ainda mais porque, segundo o regulamento do Valorant Challengers Brazil, tópico 8.4.1 “Os casters oficiais do VALORANT Challengers Brazil poderão realizar transmissões dos confrontos em seus próprios canais, seguindo as diretrizes citadas acima. Os casters poderão acessar a sala de qualquer partida para realizar a transmissão.“. O jogador Gustavo “Sacy” afirmou em seu twitter que “Se realmente tem a opção de não ser transmitido o nosso jogo, eu vou optar por não ser transmitido.” e completou dizendo “Não faz sentido streamarem apenas o nosso jogo, dando material para outro time que posso enfrentar e eu não ter VoD de nenhum deles.”.
po rapaziada, se realmente tem a opcao de nao ser transmitido o nosso jogo eu vou optar por nao ser transmitido, não faz sentido streamarem apenas o nosso jogo, dando material pra outro time q posso enfrentar e eu nao ter vod de nenhum deles (?)
to sendo cobrado pesado aqui
— Gustavo Rossi (@sacylol) January 12, 2022
Após esses tweets, os Caster e jogadores entraram em um acordo para que a transmissão não ficasse exclusivamente em time x ou y e, de maneira razoável, fosse abrangente a um número maior de equipes do campeonato.
Conforme o novo comunicado, nós casters podemos entrar em qualquer partida para transmissão do open.
Vamos transmitir o máximo de times para todos, assim atingimos todos os fãs e comunidade
Tixinha: Pancada e amigos 18:00
Let: Botafogo 18:00
Spacca: a decidirEspero vocês 👊🏻
— Tixinhadois (@tixinhadois) January 13, 2022
Leia também: LoL: Bounty diz que “Pressão é privilégio” e destaca “oportunidade única”
A próxima etapa qualificatório aberto do Valorant Challengers Brazil dará sua continuidade durante o dia de hoje (14) às 18h. Siga o Baserush em seu Twitter e fique por dentro de tudo sobre o VCB e muitos outros esports!
Estudante de Jornalismo e amante de esportes