CBLOL 2024: paiN Gaming é tetracampeã em final histórica

Nesta última final do CBLOL (07/09), realizada no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), a paiN Gaming conquistou o seu quarto título ao vencer o confronto contra a Vivo Keyd Stars por 3×1 em uma série MD5.

(Imagem: Riot Games)

A paiN Gaming (Wizer, Cariok, DyNquedo, TitaN e Kuri) e a Vivo Keyd (Guigo, Disamis, Leleko, Smiley e ProDelta) protagonizaram um evento histórico: a última final do CBLoL na atual configuração em que o torneio é conhecido. O Campeonato Brasileiro de League of Legends passará por um processo de mudanças a partir da temporada de 2025, sendo integrado à Conferência Sul, que reúne as Ligas das Américas.

Em clima nostálgico de abertura, em Belo Horizonte (MG), no Ginásio do Mineirinho, a transmissão exibiu momentos marcantes na história do CBLOL e contou com a presença de Edu Falaschi, AXTY e Lucas Inutilismo cantando “Novos Horizontes”, música tema da final 2024 2º split. Além disso, o cantor Djonga também foi atração durante o show de intervalo. 

Assim, os telespectadores se depararam com uma rivalidade já conhecida, visto que a paiN Gaming chegou à sua 12ª final e acumulando 8 vice-campeonatos e 3 títulos ao longo de sua trajetória. Por outro lado, a Vivo Keyd Stars chegou à final com apenas um título, adquirido sobre a própria paiN Gaming em 2014 e, ainda, possuindo outros quatro vice-campeonatos em seu histórico. 

Embora as duas equipes tenham mostrado resultados sólidos ao longo do 2º split, a paiN Gaming se provou muito mais dominante ao longo da série. Nos dois primeiros mapas da competição a paiN iniciou com vantagem e não teve muitas adversidades para derrubar o nexus dos seus adversários, mesmo vencendo com uma virada de jogo em cima da Keyd no mapa 2. 

Já no 3º mapa, a Keyd conseguiu vencer o seu primeiro e único jogo contra a paiN. Porém, mesmo iniciando com uma abertura de 5 abates, dois dragões e um arauto, a partida se estendeu e a Keyd enfrentou dificuldades para finalizar o jogo, dando brecha para que a paiN se fortalecesse e a vitória demorasse um pouco mais para vir. 

No 4º mapa e último jogo, a paiN demonstrou mais uma vez a sua soberania perante a equipe inimiga, controlando o game do início ao fim, sabendo administrar as vantagens em abate e controle de mapa e demonstrando boa execução de estratégias. Conseguindo, assim, chegar ao nexus da Keyd mais uma vez e se tornando tetracampeã do CBLOL. 

Essa final do CBLOL não foi importante apenas para definir os representantes do Brasil no Worlds 2024, pois também simbolizou o encerramento de uma era cujas narrativas, rivalidades e conquistas consolidaram e deram vida ao campeonato por doze anos. A celebração dessa história não deixa dúvidas a respeito do impacto e relevância que o campeonato teve no cenário dos esports brasileiro.

Você confere mais informações a respeito de League of Legends e todos os esports aqui no Baserush. Nos siga nas nossas redes sociais!