LoL: BTS e Faker podem ser privilegiados com alteração da lei do alistamento obrigatório na Coreia

Faker - Alistamento

O grupo BTS, que recentemente alcançou o topo das paradas da Billboard, e o tricampeão mundial, Faker, poderão atrasar seu alistamento militar obrigatório. Na Coreia, quando os homens alcançam 28 anos, eles precisam cumprir obrigatoriamente dois anos de serviço militar.

Todavia, um novo projeto de lei pode beneficiar essas grandes figuras sul-coreanas que são mundialmente conhecidas.

Alistamento - BTS
Grupo BTS comemorando sua marca de 10 milhões de inscritos no YouTube. Reprodução: BANGTANTV

Sobre a Lei de Alistamento

De acordo com informações coletadas no Naver, Jeon Yong-ki do Partido Democrático da Coréia, membro do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional, disse no dia 1º que está pressionando para revisar a lei do serviço militar para que os artistas que fizeram contribuições especiais possam adiar seu alistamento.

O deputado disse na “Sports Trend”: “O número de novas ocupações que pessoas na faixa dos 20 anos podem fazer está aumentando, e jogadores de esports e artistas da cultura pop também pertencem a esta categoria”. “Eles deveriam ser dada uma oportunidade legítima, não um expediente, por agir nas forças armadas, não por isenção ou tratamento preferencial”, completou.

Objetivo da revisão

O principal objetivo da revisão da lei é incluir mais algumas categorias como passíveis de adiamento do serviço militar, que sejam “excelentes no domínio da cultura e das artes populares ou aqueles recomendados pelo Ministro da Cultura, Desporto e Turismo para um significativo contribuir para a promoção do prestígio nacional”, com isso será permitido com que eles atrasem seu alistamento.

A única brecha na lei que vigora atualmente é para alunos que frequentem o ensino médio ou superior estagiários em instituições de formação como o Instituto de Investigação e Formação Judiciária, e aqueles que são excelentes no campo da educação física pelo prestígio nacional.

Pressão dos fãs contra o alistamento

Essa revisão é uma resposta a pressões populares que começaram com protestos dos fãs do grupo de K-pop BTS, que fizeram diversas petições para que os seus ídolos não fossem para o serviço militar obrigatório, usando como pretexto as conquistas do grupo para mostrar o quão importante eles são para a representação da Coreia do Sul no mundo, aliando os números de fãs com suas inúmeras conquistas ao decorrer do tempo.

As discussões ainda estão apenas começando, mas é esperado que aumentem a idade limite para o serviço militar para mais de 30 anos, ou até mesmo a isenção do alistamento obrigatório, porém, seria somente para aqueles que conseguiriam resultados “excepcionais” em suas áreas de serviço.

O caso Faker

Os atletas de esports também entrarão na discussão. Afinal, não é segredo o  tamanho e força do esporte eletrônico na Coreia do Sul, portanto atletas famosos como Faker, também podem ser isentos dos serviços militares.

Além disso, o jogador ganhou a medalha de prata ao jogar pela equipe nacional coreana na liga de esports, que foi um evento piloto para os Jogos Asiáticos de Jacarta-Palembang 2018 e já consta em lei que atletas dependendo de suas conquistas olímpicas podem postergar seus alistamentos, ou até mesmo o cancelá-lo.

Outros jogadores como Kiin, Peanut, Ruler e Corejj — que completaram a equipe da Coreia no torneio —, também devem entrar no mérito do assunto.

Faker levanta o troféu do Worlds 2016 após vitória sobre a Samsung Galaxy. Reprodução: Riot Games

Nascido em maio de 1996, o atleta é sempre um dos principais pontos de questionamentos acerca do serviço militar obrigatório, por conta de ser a figura mais vitoriosa e reconhecida internacionalmente no ramo de esports do país.

Os números de Faker

O número de espectadores na final do mundial de League of Legends — competição conquistada por Faker três vezes —, é de 44 milhões (em 2016), superando o número de espectadores no Jogo 7 da MLB World Series (40 milhões) e Jogo 7 das finais da NBA (30,8 milhões).

Confira também: LoL: Riot Korea divulga os dez times pré-selecionados para as franquias; confira

Deixe um comentário