Análise: O que a KaBuM fez para vencer o Flamengo

Nesta análise sobre o jogo 1 da final da primeira etapa do CBLoL 2020, buscaremos entender o que causou a vitória da KaBuM em diversas lutas, e como podemos executar os mesmos fundamentos nos nossos próprios jogos. A análise será focada somente nas próprias team fights, que foram o diferencial do jogo para a equipe que hoje é tetracampeã.

Composições

Draft Jogo 1

As composições são parecidas, com ambos os times pretendendo controlar o terreno e forçar seus adversários a entrarem no alcance das suas habilidades. Orianna*, Miss Fortune, Azir e Senna se destacam lutando parados ou para trás pois possuem poucas maneiras de realocar sua área de dano e perseguir os adversários; Maokai e Sett irão exercer um papel de bloquear entradas adversárias e manter alvos no alcance das fontes de dano; os caçadores, apesar de possuírem kits bem diferentes, possuem o papel de causar dano no mesmo alvo que seus carries. Finalmente, a principal diferença entre as composições ocorre na matchup da toplane, em que Lucian buscará flancos para alcançar a backline inimiga, enquanto Ornn fará algo parecido com o Maokai, sendo seu principal foco impedir os flancos do seu adversário.

*Orianna pode também ser bem utilizada caso haja alguém para carregar sua ultimate, como Jarvan.

 

Luta 1 – Controle do rio e Dragão

A KaBuM possui o push do bot e busca usar a prioridade para encaixar um pickoff em cima do Graves. Flash, Pós-Choque e todas as habilidades do Maokai são gastas. Devido a isso, após o Flash da Orianna, os carries do Flamengo possuem uma frontline com o Sett e espaço de sobra para bater, enquanto Trundle e Maokai nada podem fazer. Apesar do erro, o time vermelho entende que não pode lutar e recua, sem baixas.

 

Em sequência, a equipe do Flamengo tenta fazer o Dragão e as situações se invertem. Sett, devido ao dano recebido do Dragão, não pode bloquear os adversários. Ao mesmo tempo, MF não pode se juntar aos companheiros e está sendo bloqueada pela botlane adversária. Por esses motivos, Sett se torna um alvo fácil e a equipe do Flamengo é obrigada a recuar.

 

Luta 2 – Terceiro Dragão

Ao draftar Ornn, muitos times se afobam e vêem necessidade em usar sua Ult para engajar, mesmo que de forma errada. Como vimos na análise das composições, seu time teria dificuldades de acompanhar um engage de longe, e a KaBuM é paciente e consciente para não cair nesse erro. O time sabe que possui a prioridade e o controle do rio, portanto pode apenas iniciar o objetivo, esperando a ação do adversário. Como não há um engage confiável para o Flamengo, os mesmos terão dificuldades caso entrem no range do Azir e da Senna e, caso não entrem, cederão o objetivo de graça. Resumindo, o trabalho da KaBuM é simplesmente iniciar o Dragão e capitalizar em cima de qualquer passo errado que os adversários derem.

Maokai zoneia o time inimigo inteiro com seu TP, enquanto Ornn protege o flanco, pois sabe que o Lucian estava na parte de baixo do mapa. Uma vez que o time adversário recua e Graves está no pit, Parang sabe que seus carries não correm mais risco e adota uma postura de engage, junto com Ceos, criando uma luta limpa para seu time.

 

É importante, além de enfasar a paciência da equipe da KaBuM, não menosprezar a movimentação de Parang pois, por mais que a mesma não tenha grandes implicações, é vital para evitar a jogada correta do adversário. Para comparar, pularemos para o jogo 2 da mesma série, em que há uma matchup muito parecida, porém com papéis invertidos. Em oposição ao posicionamento de Parang no jogo 1, repare na jogada do Flamengo e no quão fundamental é o flanco do Jayce.

 

Luta 3 – Engage

“5 mil de ouro na frente, é só engajar!” Muitas pessoas acreditam que esse pensamento é correto em todas as situações, sendo possível ver jogadas desse estilo em diversos jogos profissionais. Portanto, vejamos o que acontece quando esse tipo de composição se vê correndo atrás do adversário:

 

Luta Final – Quarto Dragão

Logo no início da luta, Azir é forçado a usar seu reposicionamento para escapar dos adversários. Maokai e Ornn têm a chance de seguir seus adversários, mas percebem que estão fora do alcance de seus carries. Em vez disso, os mesmos recuam enquanto usam seus controles de grupo para manter os adversários naquela posição. Por isso, Sett perde praticamente toda sua vida enquanto a KaBuM está intacta e ruma para sua Alma.

Porém, ao enxergar o que acredita ser uma oportunidade de pegar adversários fora de posição, Azir força seu time em direção à Ultimate da MF. Ao se encontrarem em uma posição desfavorável, ambos os tanks continuam a se direcionar corretamente para seus aliados em vez de agressivar e, por causa de poucos segundos de tempo de recarga do seu Flash, Maokai é o único do seu time que morre. A luta acaba sendo 1 por 1, mas permite à KaBuM garantir a Alma do Oceano, o Barão e, com isso, finalizar o jogo.

 

“E eu com isso?”

Se você é jogador do top, selva ou suporte: especialmente em metas onde há poucos hypercarries e lutas front-to-back, jogar de tank significa entender o range dos seus aliados e buscar manter os alvos no mesmo. É muito comum ver, por exemplo, uma Leona usar o Flash, engajar no alcance máximo do seu E, morrer sozinha e pensar ou até mesmo digitar “meu time não segue e não bate”. Portanto, seja de Ornn, Leona ou qualquer campeão de engage, é importante que você analise qual o tipo de aliado que você possui. Se você tiver um Lucian no seu time, é muito mais provável que ele consiga seguir iniciações do que uma Cassiopeia.

Se você joga como carry: muitas vezes você mesmo acaba pedindo por iniciações que você não pode seguir ou não se posiciona de forma a otimizar o kit do seu campeão. Saber que não existe apenas um tipo de luta e em qual delas seu campeão se encaixa te dá uma vantagem enorme sobre seus adversários. Especialmente quando jogando em equipe, é possível se comunicar com seus companheiros de forma que os mesmos criem uma luta em que você fique livre.

Em ambos os casos: é incomum vermos, até mesmo no nível profissional, as equipes utilizando os objetivos neutros para comprar lutas. É possível não depender de combos de iniciação e abrir muito mais possibilidades aprendendo outros estilos de jogo. Assim como a KaBuM fez para vencer sua partida, é necessário que mais equipes entendam sua condição de vitória e a utilizem corretamente, só assim veremos jogos mais consistentes e menos vantagens de ouro sendo jogadas fora.

Os vídeos dos jogos podem ser encontrados no site de replays da Riot.

Deixe um comentário