shaW critica brasileiros que exaltam região NA no VALORANT: “Cadê eles aqui?”
Treinador da Galorys, Ian “shaW” Jardim vive um ótimo momento com a equipe brasileira. O time, campeão da Etapa 2 do VALORANT Challengers Brasil, está classificado para os playoffs do Ascension Americas 2024 e joga contra a All Knights, da Argentina, na próxima quarta (18). Em suas redes sociais, o coach falou sobre a diferença de treinamento entre as regiões e mandou um recado para jogadores brasileiros que jogam nas franquias e exaltam a América do Norte em comparação ao Brasil.
- Ascension Americas 2024: próximos jogos, times e mais
- VCT Americas 2025: quem saiu de LOUD, FURIA e MIBR
- VALORANT: Pearl e Split voltam no dia 22 de outubro
Segundo shaW, as equipes brasileiras tem algumas dificuldades para treinar durante o ano, tendo em vista que as principais equipes do país se deslocaram para os Estados Unidos, sede do VCT Americas, principal liga internacional do VALORANT para a região. Mesmo com a disparidade nos treinamentos, shaW exaltou o bom trabalho feito pelas equipes brasileiras (2Game e Galorys) e pela All Knights, revelando inclusive que o time de Jesús “Dantedeu5” Larrosa foi um de seus principais parceiros de treino em 2024.
Com isso em mente, shaW criticou jogadores brasileiros que tem experiências no VCT Americas e retornam exaltando a região norte-americana:
A gente fica vendo muito jogador brasileiro que vai para as franquias – acabou não ganhando nada no Brasil – e fica falando que o nível do tier 2 norte-americano é absurdo. Cadê esses caras aqui? Eles estão sendo dominados pela gente. Esses tais times que vocês falam que são muito fortes não estão aqui. O time da M80 está sangrando desde o início do campeonato.
shaW fala em “oportunidades” iguais
Dos seis times que participam do Ascension Americas 2024, apenas quatro se classificaram para os playoffs. Destes quatro, três são da América do Sul. Essa estatística demonstra que, mesmo com dificuldades, a região ainda é forte no FPS. Ainda em seu Instagram, shaW destacou que as possibilidades poderiam ser ainda melhores caso as equipes tiveram oportunidades iguais de treinamento:
Se a gente, Galorys, 2Game e All Knights, tivéssemos oportunidade de treinar com times de franquia, talvez o campeonato estivesse sendo outro para gente. Infelizmente não temos como fazer isso, então a gente trabalha com o que tem. Mas, precisa tirar esse mito de que os caras são deuses porque treinam com time de franquia. Não existe isso.
Você confere mais informações a respeito de VALORANT e todos os esports aqui no Baserush. Nos siga nas nossas redes sociais!
Graduando de Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Escrevo profissionalmente sobre VALORANT desde 2023.