Mundial 2020: O pick de Pantheon
Controle de grupo, negação de ataques e fácil presença pelo mapa: o Pantheon suporte tem muito a oferecer para seus jogadores.
Antes mesmo do seu rework visual e de habilidades, a Lança Indestrutível já vinha sendo utilizado como uma forte escolha para a rota do bot; com a mudança, suas especialidades se tornaram mais eficientes e vantajosas, fazendo com que, mais de 1 ano após sua atualização, ele se tornasse o principal campeão na posição de suporte.
Baseando-se na sua presença de 45.3% no Mundial 2020, com 61.5% de vitórias, perceba como a escolha se consolidou como um pick chave para habilitar a rotação de mapa durante o early game das partidas.
A escolha
Antes de falarmos da escolha em si, precisamos relacioná-la às escolhas atuais para os caçadores.
De fato, a preferência pelo Pantheon suporte se deu através da configuração na qual se instaurou o atual meta de League of Legends. Após uma série de nerfs nos colossos da selva, os campeões considerados como carregadores se tornaram a grande escolha para as equipes que, hoje, estão no topo do mundo.
Sendo assim, a vitória pelas mãos de caçadores como Nidalee, Graves, Kindred e Lillia precisa, antes, encontrar e acumular uma gama de recursos a seu favor, para assim serem habilitados ao longo do mapa. E é nesse contexto que temos Pantheon.
Sua facilidade em forçar trocas e garantir pressão é uma forte aliada ao jungler carregador, que consegue alcançar a selva inimiga negando a força de seu adversário. Assim, o gladiador anda lado a lado com seu caçador para habilitar os recursos necessários o mais rápido que puderem, rotacionando pelo mapa e punindo com pick offs.
- Confira também: esA não deve permanecer na paiN para 2021
O benefício
As habilidades do campeão são ótimas para pressionar os adversários com a possibilidade de abatê-los de forma rápida, ou até mesmo instantânea. Esse conceito recebe o nome de kill pressure e garante aos jogadores que utilizam dessa estratégia uma enorme força na fase de rotas, momento importante para o caçador buscar recursos de visão e farm.
A @TeamLiquidLoL garante o First Blood! #Worlds2020
AO VIVO ? https://t.co/A7ZSPZMdYc pic.twitter.com/Kc2YUqLsSn
— LoL Esports BR ?? | #CBLoL (@lolesportsbr) October 8, 2020
Pantheon possui um stun point click que o faz chegar facilmente nos campeões inimigos- principalmente os adcarries imóveis do meta atual- diminuindo o tempo de reação que poderiam ter em sua defesa. É uma ótima pedida para pegar abates enquanto roda por Summoner’s Rift, por isso costuma andar com seu caçador. Outro ponto importante de seu kit de habilidades é o seu escudo que bloqueia qualquer tipo de dano que venha à sua frente- inclusive o dano de torres-, o que torna o campeão uma boa escolha para a realização de dives.
Além de possuir uma mobilidade base alta, a Lança Indestrutível consegue sobrevoar o mapa e aterrissar em locais em uma determinada distância, transformando-o em um elemento surpresa a favor da sua equipe que ganha a possibilidade de explorar diferentes lados do mapa sem perder tanto tempo para chegar em objetivos neutros e/ou counter ganks.
O prejuízo
Pantheon é ótimo para entrar em seus adversários; porém, uma vez dentro da fight, não há recursos para que possa sair. Normalmente seus jogadores priorizam o Flash como uma ajuda ofensiva para alcançar o alvo prioritário, o que torna o campeão um alvo fácil para ser rapidamente abatido.
A @TSM garante o primeiro Dragão e 1 abate!#Worlds2020
AO VIVO ? https://t.co/A7ZSPZMdYc pic.twitter.com/XT3NbXljzv
— LoL Esports BR ?? | #CBLoL (@lolesportsbr) October 10, 2020
Sua itemização costuma ser focada em dano de ataque, eliminando construções que envolvam resistência e dano. Em outras palavras, o gladiador é um alvo squishy, que costuma ter sua força prejudicada com o prolongar do jogo. Se a equipe que detém o Pantheon suporte não conseguir garantir vantagem no começo de jogo enquanto o campeão está em seu pico de burst, o potencial proposto em rotações e pressão de kill será extremamente afetado, já que a partir do meio pro final da partida os jogadores já estão com itens de defesa formados.
Um outro ponto é o espaço necessário para poder agir. Se seu time não estiver conseguindo colocar pressão nas rotas, dificilmente conseguirá sair de sua lane para buscar a vantagem, travando totalmente a sua função na rota de baixo.
A jogabilidade
Contando com os pontos já citados, como a facilidade de ocasionar abates favoráveis e rotacionar, um bom Pantheon suporte costuma aproveitar da sua força no early game para garantir vantagem a seu caçador e distribuí-la para as demais rotas. Essa estratégia forte no começo do jogo costuma servir também para anular o adversário com a pressão constante de invades, dives e abates.
Contudo, mesmo configurando a posição de suporte, não costuma funcionar como uma ajuda extra ao adcarry, já que tem uma função natural de iniciador ou para acompanhar engages. Rotaciona bastante e fica pouco tempo na rota, precisando que seu parceiro de lane permaneça seguro para farmar sem que seja cobrado. Acompanha ganks em todo o mapa, principalmente após fechar a Botas da Mobilidade para alcançar rapidamente o local; além disso, constrói, normalmente, itens que possam acelerar sua velocidade de movimento como Lâmina Fantasma de Youmuu.
ACE e Barão para a @DRXGlobal!#Worlds2020
AO VIVO ? https://t.co/A7ZSPZMdYc pic.twitter.com/s89r6dDaB8
— LoL Esports BR ?? | #CBLoL (@lolesportsbr) October 11, 2020
Priorizando a construção de vantagem em cima do jungler carregador, é possível observar grandes atuações de Pantheon suporte ao longo do Mundial 2020.
A competição terá a sua fase semifinal durante o próximo final de semana, a partir das 7h da manhã. Acompanhe todos os jogos aqui.
Leia também sobre a série de campeões do Worlds: O pick de Nidalee
Entusiasta das competições, apaixonada pela Liga Europeia e fã n°1 da Ariana Grande