Campeões pelo mundo: Sett, o Chefe

A princípio, utilizar facas era uma boa estratégia para sair na vantagem em combates corpo a corpo – mas isso muda quando o adversário são os punhos de Sett.

Logo que foi lançado, o grande chefe ioniano ganhou popularidade dentre os jogadores de LoL, e sua fama logo chegou às portas do competitivo.

Ao mesmo tempo em que os colossos se tornavam a escolha prioritária para a top lane, o Sett crescia, se apropriando do seu kit de habilidades bastante eficaz contra esses gigantes que armazenam toneladas de vida e resistência.

Dessa forma, o Chefe foi ganhando notoriedade aos poucos, flexibilizando seu poder para integrar diversas estratégias e funções, pulando de rota em rota até se tornar uma das escolhas mais flexíveis dentro do cenário atual de League of Legends.

Baseando-se na diversidade do campeão e na sua presença de mais de 70% dentre as principais ligas do mundo, iremos analisar Sett, o Chefe, esclarecendo sua força no competitivo de LoL, ilustrando o por que do campeão estar sofrendo uma sequência de mudanças que se intensificarão no patch 10.18.

O BENEFÍCIO DA ESCOLHA

Assim como foi dito anteriormente, o grande lutador de Ionia surgiu primariamente no cenário competitivo efetuando o papel de resposta contra os tanks, como Ornn, na rota do topo. Essa situação foi desencadeada graças ao seu kit de habilidades e sua itemização com a ‘Espada do Rei’ buffada.

O KIT DO CAMPEÃO

Durante a fase de lanes, Sett “esmaga” enquanto sua Passiva – Ousadia da Arena lhe dá a possibilidade de regenerar levemente o seu HP, além de alternar seus socos, que são fortalecidos quando na mão direita.

Além, seu Q – Pancadaria favorece a caçada contra campeões inimigos aumentando sua velocidade de movimento em direção à eles e o beneficia contra colossos que buscam itemizar toneladas de vida, já que a habilidade causa dano com base na vida máxima do alvo. Quando os alcança, costuma levar seus inimigos para bater um “papo cabeça” utilizando seu E – Quebra-Crânio, utilizando os dois braços para puxar inimigos em sua direção; se encontrar um campeão inimigo de cada lado, os atordoa.

Isso faz com que o Chefe seja um lutador que se favorece de trocas longas e contínuas. Seu W- Casca-Grossa é uma habilidade que prova a preferência do campeão em participar de pequenas e grandes lutas. É nessa habilidade que Sett conjura um grande soco em área e recebe uma proteção de escudo de acordo com o dano sofrido; quanto mais vida perdida, maior é o escudo e o dano causado na área do soco.

Como todo lutador que se preze encontra sua verdadeira glória em grandes batalhas, o ioniano meio humano, meio vastaya, fez sua força levando seus inimigos ao ar- literalmente.

Pronto para realizar um espetáculo, Sett toma a liberdade de carregar um campeão inimigo nos braços com R – Hora do Show até arremessá-lo ao chão, causando dano e lentidão àqueles que estão no local da aterrissagem.

A ESTREIA NO COMPETITIVO

Status de Sett após ser habilitado no competitivo. (Foto: Games of Legends eSports)

No patch 10.1, durante a primeira etapa das competições, o campeão teve uma pequena presença de menos de 20%, que se tornou o suficiente para demonstrar sua capacidade em espancar os adversários na rota do topo.

Com a ajuda da runa ‘Conquistador’, que favorece trocas longas, Sett logo se tornou um dos melhores picks na lane, se curando enquanto socava os campeões inimigos.

Um patch depois, sua presença saltou para 85.8%, com 54.1% de taxa de vitória na top lane. Esses números preocuparam a equipe de balanceamento da Riot Games, que logo tratou de diminuir a força absurda do campeão.

Status do Sett após os nerfs pesados no patch 10.8. (Foto: Games of Legends eSports)

AS APARIÇÕES DE SETT AO REDOR DO MUNDO

Prejudicado com os nerfs pesados dos patchs 10.5 e 10.8, Sett, que já estava sendo rotacionado para participar de outras rotas, foi saindo aos poucos da sua lane principal – mas ainda ganhou bastante notoriedade por Summoner’s Rift.

Em outras palavras, o chefe ioniano passou a ser utilizado como suporte, selva e meio. Mudanças e balanceamento propostos pela Riot foram cruciais para determinar essa nova fase do campeão.

SUPORTE

Jogar ao lado de outro campeão, arriscando belos engages e criando um escudo de corpo quando necessário; assim se fez o Sett suporte.

Durante a primeira etapa dos campeonatos ao redor do mundo (Spring Season), o Chefe foi aclamado como uma potência na rota durante o patch 10.6, um após o primeiro grande nerf no campeão, conquistando 56.3% de win rate.

O suporte Kaiser, da equipe europeia MAD Lions, garantiu 100% de vitórias com Sett, somando 4 jogos. A China foi a região que mais pickou o campeão; enquanto o Brasil nem o levou a campo.

Regiões onde o Sett teve o maior número de picks durante o patch 10.6. (Foto: Games of Legends eSports)

Já na segunda etapa (Summer Season), o Chefe teve seu pico de aparições como suporte no patch 10.13, com 40.8% de win rate. Cabu, jogador da RED Canids, aparece liderando a lista de ‘Melhores Jogadores de Sett (suporte)’, junto com Palette, jogador da Team Flash.

Lista de melhores jogadores de Sett no patch 10.13. (Foto: Games of Legends eSports)

SELVA

Criar escolhas flex, isto é, campeões que podem ser pickados e rotacionados para 2 ou mais lanes durante o draft é uma estratégia valiosa.

Percebendo que Sett poderia realizar uma bela função como caçador, os times passaram a usá-lo como “pick coringa”.

Além disso, não é coincidência que o meio vastaya tenha começado a ser um pick impactante após a consagração do Volibear selva, um urso especializado em itemizar vida para a fazer a linha de frente das composições – alvo perfeito para ser parado por dois punhos.

Na selva, porém, Sett não fez grandes aparições durante o Spring Split, e se tornou prioridade a partir do patch 10.16, já no Summer Split, acumulando 50% de win rate. A LCK foi o campeonato onde o campeão ganhou mais jogos na rota, mesmo que a LPL tenha sido a liga onde ele mais apareceu.

Regiões onde o Sett teve o maior número de picks durante o patch 10.16. (Foto: Games of Legends eSports)

MEIO

Atuando como um possível agente quádruplo, Sett também passou brevemente pela lane do meio, levando consigo a facilidade de organizar emboscadas para que seu inimigo seja gankado, e rotacionando o mapa utilizando-se do Feitiço de Invocador ‘Fantasma’.

Assim como a função de jungler, a irreverência da sua participação na mid lane só alcançou o devido destaque em meados do patch 10.15.

Dessa forma, o Sett mid se popularizou e alcançou 51.7% de win rate na posição, levando o CBLoL a se firmar com 80% de vitórias.

Goku (FLA), Titeito (FUR) e Rainbow (SAN) compõem a tabela com os 5 melhores jogadores de Sett mid ao redor do mundo nesse patch.

Lista de melhores jogadores de Sett no patch 10.15. (Foto: Games of Legends eSports)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após conquistar o mundo com seus punhos, Sett foi reconhecido como um forte adversário e sofreu importantes alterações. No patch mais recente (10.18), o Chefe passa a escalar melhor itemizando dano como prioridade, além de diminuir sua força contra campeões tank.

Buffs indiretos nas runas ‘Manto de Nimbus’, ‘Flash Hextec’ e ‘Ímpeto gradual’ foram grandes aliados para tornar o campeão flexível para outras rotas. Agora, Sett é contemplado com mais de 50% de win rate ocupando 4 posições distintas. A tendência é que, após as últimas mudanças, o meio vastaya ioniano volte a causar toneladas de dano de ataque em sua lane primária, o topo.

Sett Destruidor De Front Line - Home | Facebook
Sett, uma grande referência ao anime JoJo’s Bizarre Adventure.

Ainda assim, espera-se que Sett seja um forte pick flexível durante o Mundial, levando ao Rift aquilo que todo fã de League gosta de ver: crânios quebrados e arremessos de campeões.

Confira as notas do patch 10.18 aqui.

A visualização dos dados foi feita entre os dias 01 e 02 de Setembro através do site gol.gg.

Deixe um comentário