Ashe, a Arqueira do Gelo – Campeões pelo mundo
Ashe, a Arqueira do Gelo se tornou uma escolha extremamente prioritária no cenário profissional de League of Legends, nas principais ligas.
Ilustrando seu grande poder na área competitiva, dados do gol.gg afirmam que sua presença passou de 25.9% no patch 10.12 para 54.6% no patch 10.13, saltando para 77.1% no patch 10.14 (entre as ligas major e Wildcard). Mesmo sem ter recebido qualquer tipo de buff direto, a atiradora se tornou peça fundamental nas composições dos times ao redor do mundo, principalmente por ser uma campeã naturalmente focada na utilidade e ainda se beneficiar de itens que construam velocidade de ataque.
Partindo desse princípio, iremos analisar Ashe, a grande escolha para a posição de adcarry ao longo dos últimos dois patchs, esclarecendo o por que receberá um nerf na próxima atualização e como isso afetará a sua prioridade ao redor do mundo.
O BENEFÍCIO DA ESCOLHA
Nas principais ligas do mundo, os jogadores e suas respectivas organizações estão preferindo construir estratégias voltadas para controlar o início das partidas, produzindo vantagem para finalizar o jogo em cerca de 30-35 minutos. Tal estratégia exige composições com campeões que impactem o começo do jogo, que garantam pressão nas lanes e transformem, posteriormente, essa vantagem em prioridade no mapa: a Ashe é perfeita para escalar esse papel na bot lane.
Observando o seu kit de habilidades é possível perceber o quão impactante a atiradora é em relação a pressão de mapa. Seu E- Olhar do Falcão torna-se sua skill principal no âmbito competitivo, já que garante ao seu time o benefício de saber onde está o jungler inimigo, artifício nomeado de tracking e que serve muito bem para forçar objetivos contrários a posição do adversário observado; além disso, seu R- Flecha de Cristal Encantada também tem alcance global e causa maior tempo de paralisação se jogado de longe, sendo efetivo para reverter jogadas a seu favor.
Em questão a pressão de lane, a campeã, apesar da baixa mobilidade, apresenta uma lane forte que pressiona seus adversários.
Sua P- Tiro Congelado combina muito bem com a runa Velocidade de Aproximação, gerando uma perseguição implacável pra cima de seus oponentes, que logo após sofrem um combo de lentidão com o seu W- Rajada.
A sua habilidade do Q- Concentração é um belo mecanismo para derrubar estruturas e monstros épicos com rapidez. Dessa forma, Ashe se torna o adcarry mais forte do meta para chases, iniciações e garantia de objetivos.
- Confira também: Emote de nova campeã “Samira” é adicionado ao PBE
ASHE AO REDOR DO MUNDO
Entre as ligas Major (LPL, LCK e LEC), os chineses são os que mais gostaram de levar a campeã para o Rift, somando 63 picks no patch 10.13; no patch 10.14, a Arqueira de Gelo foi escolhida 49 vezes por times da China.
Apesar dos dos jogadores da LPL terem individualmente o maior número de partidas jogadas com a campeã, são os jogadores da LCK que possuem o maior winrate.
JackeyLove, adcarry da TOP Esports, é o único que possui 100% de vitórias com Ashe durante os dois patchs analisados (4 partidas com KDA acumulado de 30.9).
- Confira também: Jogador encontra bug nas tropas que existe desde o Alpha
Já nas ligas de Tier 2 (LCS + regiões Wildcard), a maior porcentagem de presença da campeã fica dividida entre dois campeonatos: VCS (Vietnam Championship Series) com 22 aparições no patch 10.13 e PSC (Pacific Championship Series) com 14 no patch 10.14. Os times do CBLoL escolheram a Ashe apenas 4 e 5 vezes, respectivamente, nos dois último patchs. As organizações da Oceania só perderam uma partida com a arqueira, assim como as organizações do Japão.
O adcarry da GAM Esports EasyLove, assim como o irmão de nick, adquiriu 100% de vitória com a campeã, acumulando 6 jogos e 15.7 de KDA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ruler's kiting from a different POV ?#LCK pic.twitter.com/XfRvY3hXvz
— LoL Esports (@lolesports) July 8, 2020
Alguns nerfs em outros adcarrys, como Varus, abriram o caminho para o reaparecimento da Ashe no cenário competitivo.
Detentora de um kit repleto de artifícios utilitários, a arqueira do gelo dominou as escolhas dentre as principais ligas do mundo durante os últimos dois patchs. Dominou, pois possivelmente deixará de ser prioridade a partir do nerf no patch 10.16, no qual mexe na velocidade de ataque da habilidade Q de 20-60% para 20-40%; dessa forma, seu grande poder de destruição rápida cairá consideravelmente, abrindo espaço para outros campeões.
Perder a prioridade dentro do meta não implica no apagamento total da campeã- que ainda beneficiará sua equipe com altas doses de tracking e de controle de grupo-, mas poderá significar o ofuscamento momentâneo da Arqueira do Gelo.
A visualização dos dados foi feita durante os dias 28 e 29 de julho.
Entusiasta das competições, apaixonada pela Liga Europeia e fã n°1 da Ariana Grande