LoL: LEC anuncia parceria com NEOM; mas volta atrás após mobilização da comunidade
Na manhã dessa quarta (29), a conta da League European Championship (LEC) no Twitter anunciou uma parceria que pegou de surpresa os entusiastas da liga: a empresa NEOM, da Arábia Saudita, se tornou investidora. A repercussão do caso logo explodiu após o comentário de um seguidor, que alegava a postura genocida e homofóbica do presidente da empresa, Mohamed Bin Salman, que também tem envolvimento com a política do país.
The founder of NEOM is Mohamed Bin Salman, Crown Prince of Saudi Arabia and Deputy Prime Minister.
He is responsible for 48 beheadings within jan-apr 2017, detention of human rights/LGBT advocates, and for the assassination of journalist Jamal Khashoggi.
Nice move, LEC.
— Kalytis (@Kalytis_) July 29, 2020
Após o grande choque da comunidade, vários casters da competição europeia, como Indiana “Froskurinn” Black, lamentaram nas suas redes sociais essa nova pareceria com a NEOM, que não condizia em nada com seus pensamentos e ideais.
This is disappointing because this is the LEC. It's my team, my product, my managers, my office.
My family. My home.
This isn't someone far away in HQ that I don't know. This is devastating because I know who made these choices and I feel silenced.
— Froskurinn (@Froskurinn) July 29, 2020
- Confira também sobre a LEC: G2 perde para o lanterna mas derrota a Rogue; SK perde para XL mas ganha da MAD. Confira os resultados da 12° e 13° rodadas
Sempre relacionada a uma vasta gama de diversidade, a LEC viu a situação complicada que acabara de tomar, decidindo voltar atrás na publicação após algumas horas de discussão intensa nas redes sociais: “Embora tenhamos perdido nossas próprias expectativas nesse caso, estamos comprometidos em reexaminar nossas estruturas internas para garantir que isso não aconteça novamente.”, disse o Diretor de Esports da Riot Alberto Guerrero.
Acompanhe semanalmente a League European Championship nos canais oficiais da Riot Games.
Entusiasta das competições, apaixonada pela Liga Europeia e fã n°1 da Ariana Grande