VALORANT: audiência do Challengers Brasil cai 50% em 2024
A audiência do Gamers Club VALORANT Challengers Brasil sofreu uma queda preocupante em 2024. A média de espectadores do torneio caiu de quase 10 mil espectadores para menos de 5 mil durante a segunda etapa do VCB nesta temporada. Com a pior audiência da história do torneio, o Challengers BR teve uma diminuição de quase 90% quando comparado com sua melhor marca, atingida em 2022.
- VALORANT Champions: ouça todas as músicas-tema do mundial
- VALORANT: Tudo sobre a Atualização 9.02
- VALORANT Champions 2024: pacote de skins chega em 1° de agosto
Segundo dados do portal Esports Charts, a última etapa do VCB em 2023 contou com média de espectadores de 9,9 mil e pico de 21,1 mil durante as finais. A média se manteve quase inalterada durante o início de 2024, com a grande final entre Hero Base e RED Canids alcançando a marca de 28,7 mil espectadores simultâneos.
Entretanto, a segunda etapa do torneio em 2024 não manteve o mesmo engajamento dos espectadores, refletindo em uma queda de mais de 50% em um ano. A média durante a segunda etapa atingiu apenas 4,9 mil simultâneos, tornando-se a pior marca de toda a história do torneio no Brasil.
O resultado da grande final da Etapa 2 no último domingo (28) classificou Galorys e 2Game Esports para o Ascension Américas, torneio onde equipes de todo o continente brigam por uma vaga no VCT Américas, onde jogam LOUD, FURIA e MIBR.
Audiência do Challengers Brasil já chegou a 41 mil pessoas
Quando comparada com sua melhor marca, o Challengers Brasil demonstra uma queda ainda pior. A última etapa de 2022, conquistada pela LOUD e com organizações como Ninjas in Pyjamas, MIBR e FURIA, chegou a contar com média superior a 40 mil espectadores simultâneos e pico de 140 mil pessoas assistindo ao torneio. Uma diferença de quase 90% entre a melhor e a pior audiência da região.
Você confere mais informações a respeito de VALORANT e todos os esports aqui no Baserush. Nos siga nas nossas redes sociais!
Graduando de Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Escrevo profissionalmente sobre VALORANT desde 2023.