Guia: Dota para burrinhos

A primeira fase do The International 2018 começa amanhã, dia 15/08, e para você que nunca viu nem jogou Dota 2 na vida, mas tem uma base do LoL, confira aqui algumas dicas para não ficar totalmente perdido enquanto torce para a paiN Gaming.

Bom, se você é um jogador que ao menos conseguiu seu nível 30 no League, totalmente perdido você já não vai ficar, visto que tem bem mais que o básico de um MOBA em mente, e como deve ser a maioria, não vou entrar em detalhes básicos, será focado mais nas diferenças entre um jogo e outro.

Fazendo aqui um rápido índice, para clicar e ir direto para a parte do seu interesse sobre o Dota.

  1. Picks e Bans
  2. Mapa do Jogo
  3. Mudanças de Gameplay
  4. Itens
  5. Heróis

 

Picks e Bans

Começando com o princípio do jogo, com os picks e bans; esses no Dota funcionam mais ou menos como o atual sistema de banimentos do League, com a diferença de que eles tem um banimento a mais por time, e ocorre uma terceira fase de banimentos.

Primeiramente, os dois times banem 3 heróis cada, e depois cada time faz 2 Escolhas, intercalando, assim como no LoL, depois dessas duas escolhas, ocorre outra fase de banimento, com 2 bans para cada lado. Mais duas escolhas de cada lado, e antes do Last Pick de cada time, outra fase de banimento, com o sexto e último ban de cada time.

É curioso, pois o Dota tem somente 115 campeões, 26 a menos que o League, e mesmo assim já tem um banimento a mais para cada lado. Fica a dica para a Riot.

Ainda sobre as Composições de cada time, é importante falar sobre as Roles. Elas são denominadas um pouco diferente do que no League, mas acaba que você como já está acostumado vai associar mais fácil comparando os dois Jogos.

No Dota, funciona com o sistema de Posições, de 1 a 5, sendo o 1 o jogador que mais necessita de farm do time. O carry, que joga na “safe lane”, que eu já comentarei mais abaixo.

Na Posição 2, joga geralmente o Mid Laner, não precisando de muito mais detalhes para explicar esse.

Na Posição 3, o Offlaner, que joga na lane contrária do Carry, novamente, mais abaixo explicarei sobre as duas lanes laterais.

Na Posição 4, o Suporte “Farmer”, que é o que temos mais perto de um Jungler no Dota, são Heróis que fazem itens que beneficiarão o time, e ajuda com Wards e Smokes/Dusts, o “Hard Support”, e ajuda o time bastante com Ganks.

Na Posição 5, o Suporte “Hard”, a famosa babá, que sacrifica seus itens para comprar Wards, Smokes e Dusts, e ajudar o Carry na lane a ficar farmando seguramente.

MAPA

Agora, com os picks e composições explicados, pulamos para o Mapa.

 

O mapa é quase igual ao de League, com as 3 rotas principais e campos da Jungle entre eles, a diferença principal está entre só existir um objetivo global, o Roshan, no covil no mapa mais ou menos onde ficaria o Baron, e não há campos principais como Blue/Red, todos eles são como os campos menores do League.

Se pararem para analisar, olhem como a lane do bot para o time de baixo, os Iluminados, ou Radiant, como é chamado o time que joga em baixo, na área onde os creeps (minions) vão se encontrar, os jogadores estão muito mais seguros a gank, do que os do time de cima, os Temidos ou Dire, que estão totalmente expostos por trás pelo Rio. Assim como na lane do top, que acontece o contrário.

Esse é o conceito de Safe Lane, a Safe Lane dos Temidos é o Top, porque a torre deles está mais perto de onde os creeps vão se encontrar, e fica bem mais seguro farmar, e a Safe Lane dos Iluminados é o Bot.
Logo, o Carry, vai ficar na Safe Lane do seu time, enquanto o Off Laner, que normalmente é um herói mais parrudo e que aguenta mais dano, fica na lane mais perigosa.

Há diversas estratégias e composições onde o Off Laner fica sozinho na lane perigosa, e fica um pouco atrás por isso, enquanto em outro lugar, no mapa tem uma lane tripla, ou um jungler de ofício para ajudar com ganks e não só um suporte, que normalmente é mais fraco.

Há também outra diferença grande ao mapa do LoL, no Dota, há 6 lugares de spawn de Runas. Runas são bônus que podem ser pegos durante a partida, há quatro lugares que nascem runas de Recompensa (pontos Amarelos), dois em cada lado de um time, que nascem aos 0:00, e a cada cinco minutos depois disso. Elas dão 40g + 2g por minuto extra quando coletadas, para todos do time de quem coletou.

Há também, dois lugares (em Vermelho) que nascem Runas de buffs, respawnam pela primeira vez aos 2:00 de jogo e reaparecem de 2 em 2 minutos. E se não pegar quando der esse segundo minuto, ela será substituída. Os buffs são vários, vão desde Redução de Tempo de Recarga a Dano Duplo, uma que aumenta a sua velocidade de movimento para o máximo, outras que criam ilusões controláveis do seu herói, que garantem invisibilidade e até que regeneram toda a vida e mana do herói.

Ah, e as Runas podem ser guardadas dentro de uma Garrafa, que é um item que funciona como a Poção com Refil do LoL, e quando engarrafa uma Runa, a Poção enche todos os refis!

Os campos da Jungle também têm uma mecânica especial: a cada minuto do jogo, os campos respawnam, se não tiver monstros no seu respawn, porém pode-se acumular respawns de campos da jungle, se você bater em algum campo e aggrar ele para ti, fazendo ele sair do campo, quando der o minuto :00, o campo irá respawnar, e aí terá 2 campos da jungle, o que você aggrou, e o que renasceu. E pode fazer isso o quanto quiser (ou o quanto a habilidade deixar) para ajudar o carry a ter mais gold ainda.

Outra coisa interessante também, é que você pode aggrar os monstros da jungle até a lane, não sendo como no LoL que há uma limitação de até aonde ele te segue quando você está com o aggro, fazendo os seus creeps, ou até os inimigos, focarem o campo da jungle. Mas, fazendo os seus creeps se matarem enquanto tentam matar os monstros da jungle, é bom para o jogador que faz o campo da jungle com facilidade, e ainda é ruim para o inimigo que quando a wave dele chegar, terá menos creeps que o normal, fazendo ele perder gold!

Sobre o Roshan, o monstro épico que é o Baron desse jogo (que até o nome do Baron foi uma analogia ao Roshan, tenta ler o nome do monstrinho do Dota ao contrário…). Ele começa o jogo spawnado e nada impede de ser feito antes mesmo do minuto 0:00, e quando derrotado, ele não dá um buff como no LoL, mas ele dropa um item, a Égide do Imortal, o jogador que coletar ela (vale dizer, que não está restrito a ser do time que fez o Roshan, então o item pode ser roubado) na próxima vez que morrer, terá um “Anjo Guardião”, revivendo com 100% da vida e mana, mas só se morrer em até 5 minutos, pois depois desse tempo de coletado, o item desaparecerá do inventário.

Após o Roshan ser derrotado pela segunda vez na partida, ele, além dar Égide do Imortal, irá dropar também um Queijo, um item que quando ativado regenera 2500 de vida e 1500 de mana, mas aí ele é consumido.

E na terceira vez que o Roshan for derrotado, ele dropa o Fragmento Restaurador, um item que quando usado zera todos os Tempos de Recarga do jogador. Lembrando só que o Dota já tem um item que faz isso na Loja, mas né, esse é grátis! (E ele não reseta o tempo de recarga desse item, do Orbe Restaurador)

Mudanças de Gameplay

Bom, essa é uma parte extensa (mesmo a matéria inteira sendo extensa), mas aqui que tem as maiores diferenças do Dota e porque muita gente prefere ele ao League.

A uma das maiores diferenças, e na minha opinião, a melhor e mais dinâmica do jogo, é o sistema de Deny.
Deny é o ato de negar o Last Hit do inimigo, quando seu creep tiver com pouca vida, você pode forçar um ataque na sua própria tropa, e matar ela antes do inimigo, negando o gold que ele ganharia. E, é claro, você não ganha gold também, afinal ela era do seu time.

O Deny só pode ser usado em certas condições, creeps e unidades que não são heróis, somente quando tiver no mínimo com metade da vida perdida, heróis com 25% da vida, torres somente com 10%, e heróis só podem ser negados em regras mais específicas ainda, somente alguns heróis podem negar outros heróis aliados, com skills específicas, e outros heróis podem se negar com itens/habilidades que dão dano a si mesmo. Mas, não deixa de ser interessante mesmo que o normal seja negarem somente os creeps mesmo.

Há também no Dota, os Talentos, mas diferentes dos finados Talentos do LoL, eles são linkados com o seu herói, e é refeito em toda partida. A partir do nível 10, e depois a cada 5 níveis, você pode escolher um talento pro seu herói, entre duas opções a cada nível, os talentos são pré-definidos para cada Herói, então, Os Talentos de um Jakiro não serão os mesmos de uma Windranger, mas todas as vezes que você jogar de Windranger, serão os mesmos Talentos para você escolher. E é interessante isso, pois cada opção de Talento é situacional, não tendo assim os talentos 100% certos para todo jogo. Há, por exemplo, como você escolher ter mais Velocidade de Ataque em certa partida, em outra, preferir escolher Vida extra no lugar da Velocidade de Ataque, nos dos outros níveis escolher entre Dano ou algum buff na sua habilidade, e assim vai.

Outra mudança na jogabilidade do Dota muito importante na partida é o fato de quando você morre, você perde parte do gold que você carrega.

Mas há maneiras fáceis de diminuir a perda, no Dota, a compra de itens não está restrita a Base, você pode encomendar itens de qualquer lugar do mapa, e pedir para que seu Entregador (Entregador esse que é comprado no começo da partida normalmente pelo suporte) te leve o item até a sua lane.
A única restrição são alguns itens que só podem ser comprados na Loja Secreta do mapa, forçando você a ir até lá.

Por mais que tenha o nome de Secreta, a loja Secreta não é tãããão secreta assim, então a gente já te dá uma dica de onde ela fica.

Porém, gastar todo seu ouro antes de morrer pode não ser uma boa escolha, que te impede de comprar o Buyback, ou, a Recompra. Quando morto, você pode pagar para reviver instantaneamente na sua base sem ter que esperar nenhum tempo a mais. Porém, isso tem um preço, e ele é caro. O preço da recompra escala no quão forte você está, com uma formula que leva em conta seu Patrimônio Líquido, o quanto você vale de acordo com seus itens.

Além disso, 25% do tempo que restava para você renascer quando você recomprou, é adicionado para sua próxima morte. Quanto mais cedo você recomprou, mais longa sua próxima morte será, e nela você não terá outra Recompra, visto que o tempo de carregada dela é de longos 8 minutos.

Uma coisa interessante do Dota também, é que o time tem uma mecânica especial que é o Glifo de Fortificação. Quando ativado, Todas as torres e os creeps ficam invencíveis por 6 segundos, e esse Glifo tem um tempo de carrega de 6 minutos, OU quando uma T1 cai, que aí o tempo de recarga do Glifo é zerado.

Outra mecânica parecido com o Glifo é o efeito de Sondar, a cada 3 minutos e meio um time pode Sondar uma área do mapa por 8 segundos, revelando se há inimigos da área, mas não chegando de fato a revelar os heróis no mapa, a Sonda só avisa se há alguém por lá, e o melhor, os inimigos não sabem que está sendo sondado. E ele ainda detecta jogadores no efeito da Smoke (explicarei sobre certos itens importantes mais pro final).

Aproveitando o assunto de Torres, os “Inibidores”, aqui chamados de Quartéis, não são regenerados depois de destruídos, então, quando um time derruba, aquela lane fica com Super Creeps para sempre, e, se eles conseguirem derrubar todas as Barracas (são 2 por lane), todos os Creeps viram Mega Creeps, que são uma versão 3.0 das tropas. Enquanto as Super Tropas são 2x mais forte que as normais, as Mega Tropas são 2x mais fortes do que as Super.

ITENS

Bom, listar todos os itens e o que eles fazem transformaria a matéria em bem mais longa do que ela já está sendo, então, listarei somente os itens principais, que basicamente todo jogo tem, os mais diferentes do League e os que tem mais potencial de impactar no jogo.

O item principal que todo mundo tem que ter sempre no inventário é o Pergaminho de Teletransporte, que ao contrário do LoL em que é uma spell, aqui é um item, que compra bem baratinho por 50g na loja e o tempo de carrega é somente 80 segundos, e, como o DOTA não tem Recall, acaba sendo a ferramenta fundamental de rotação pelo mapa.

Começando com o Básico dos Suportes, a maior diferença do LoL no Dota é a Ward, no Dota também há uma ward “normal” e uma “pink”, a versão detectora dela. Porém, aqui elas tem quantidade limitada. As Ward tem estoque na loja, o jogo começa com 2 Wards no estoque, e a cada 2 minutos e 15 segundos uma entra no estoque, e o estoque máximo da loja é 4. Se ninguém comprar enquanto há 4 Wards no estoque, ele não crescerá mais, mas, caso comprado, ele continuará regenerando.

As Wards Detectoras não possuem essa restrição de estoque, e as duas wards duram 6 minutos depois de colocadas.

As Smokes, ou no bom português, Fumaças da Enganação, são itens que quando usados, transforma o herói que usou e todos em volta dele invisíveis, imunes até a qualquer tipo de visão verdadeira. Porém, a invisibilidade é totalmente dissipada quando chegado perto de algum herói inimigo ou alguma torre. Mas a quantidade de jogadas que podem ser feitas com elas são inúmeras.

E, para outros heróis que tem invisibilidade como skill ou Passivas, há também a Areia da Revelação, quando usada em uma área, revela e retarda a velocidade de heróis invisíveis naquela área. Feito para caçar aquele herói chato que sempre fica invisível quando você vai para cima dele.

Esses são os itens principais dos suportes, os quais eles deixam de fazer itens melhores para ficarem repondo e repondo no inventário, mas o Dota continua tendo inúmeros itens avançados que tem efeitos tão bons e úteis que todo mundo aqui com a mentalidade de LoL entraria em pânico só de pensar um patch com um desses itens em League.

Para os macacos velhos do LoL, aqueles que pegaram o jogo antes de 2012, imagina se o Dodge volta a vir em itens. Para aqueles que não são tão antigos assim no jogo, no LoL já teve um status que te tava uma chance de desviar dos auto attacks, algo como o E do Jax atual dá 100% de Dodge, mas itens que dão. Então, no Dota há alguns itens que dão status de Evasão, e dependendo da sua sorte (ou do seu azar), pode ser tão ruim quanto tentar bater num Jax no URF.

Ou, quem sabe, itens que dão chance de stunnar o inimigo só dando auto-attacks. Uma Warmog que cura 7% da vida máxima ao invés de só 2.5%. E, a suprema Rapieira Divina, que dá só 330 de dano, mas ao morrer, ela dropa no chão para qualquer inimigo pegar, você arriscaria?

Vou parar por aqui porque se for para falar todos os itens roubados, vou ter que listar todos eles.

HERÓIS

Assim como os Itens, vou listar somente alguns heróis, que estão no meta e que tem habilidades interessantes. Eu explicando aqui ou você assistindo no TI, muitas habilidades são quase iguais as do League, as vezes são só uma versão melhorada, então dependendo fica fácil de assimilar o que cada skill faz mesmo sem conhecer o herói.

Io, o herói mais banido nessa metade de ano, é um suporte que tem as skills mais orientadas a ajudar os laners a se curarem, e a ultimate dele sendo um teleporte global, que depois de 12 segundos, ele voltará ao ponto original de onde ele ultou, mas ele pode decidir voltar junto com o aliado, ou deixar o aliado onde ele deu o TP.

Mudando agora para um Carry, o Phantom Lancer é um dos Heróis Carry bastante pickados também e pessoalmente um dos meus preferidos, além de ele ter skill de dano e de movimentação/gap close, a Ultimate dele é uma passiva, que faz cada ataque básico dele ter uma chance de criar um clone, que também lançam skills e fazem tudo que o original faz, só que dando menos dano e tomando mais dano, e o melhor, os clones também tem chance de criarem mais clones. Quando você tá lutando contra um Phantom Lancer, você nunca sabe qual clone exatamente focar, e talvez o verdadeiro nem esteja por perto te batendo.

Há também a Legion Commander, uma Offlaner, que não aparece tanto assim no Competitivo, mas vocês entenderão o porquê. A Ultimate dela cria um mini campo de batalha em volta de você e da pessoa em que você ultou, e os dois começam a lutar em um 1×1 improvisado (mas que nada impede de aliados e inimigos em volta ajudem). O ganhador desse 1v1, ganha Dano PERMANENTE, sim, permanente, até o final da partida você (ou o seu inimigo, se você morrer na ultimate) terá dano extra para cada duelo ganho.

Há uma centena de heróis com uma infinidade de habilidades roubadas para a mente de um jogador de LoL, para ver todas as habilidades, é melhor entrar na Gamepedia do Dota mesmo e ir pesquisando, ou se quiser, quando for começar a partida você ir abrindo a página dos heróis selecionados para tentar entender como funciona os Heróis de tal time. Boa parte da Gamepedia do Dota não está totalmente traduzida, mas a parte das habilidades dos Heróis está.

Sei que a matéria ficou bem longa, mas, espero que tenha ajudado com as diferentes mecânicas do Dota, e espero que ajude a entender o que está acontecendo durante o The International. Agora, só nos resta torcer para a paiN!